Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Os 10 Geógrafos mais famosos da história


Desde a Grécia Clássica, muitas pessoas contribuíram para a ciência geográfica. Cartógrafos, topógrafos ou exploradores, naturalistas entre outros contribuíram para o pensamento geográfico construir sua concepção moderna atual. A necessidade de captar os elementos do meio físico nos mapas, a descoberta de novas terras ou o aparecimento de novos fenômenos foram os fatores determinantes para o desenvolvimento desta ciência.

Mas quem eram os personagens ilustres mais importantes da história? Nós apresentamos uma classificação dos 10 geógrafos mais famosos que fizeram a geografia uma ciência notável.


1. Heródoto de Halicarnasso . 484 . C. ( Halicarnasso , Caria , Anatólia ) - 425 aC ( Thurii , Calabria ou Pella, Macedónia) .

Embora destacado antes, por seu trabalho como historiador, ele também foi um importante geógrafo da Grécia Antiga.

Devido à sucessão de guerras na época, era um geógrafo, viajante e pouco explorador, por isso seu trabalho foi baseado principalmente em outras fontes e em observações de outros autores. Em seus textos e escritos ele descreve as características geográficas dos povos.

Heródoto também deixou um grande legado cartográfico como ecúmeno , representando a Europa Central , Ásia e partes da África.

2. Eratóstenes . 276 . C. ( Cirene ) - 194. C (Alexandria) .

Suas habilidades como um poeta, astrônomo, filósofo e geógrafo o permitiu fazer estudos adotando diferentes pontos de vista.

Ele cunhou o termo geografia (geo = terra e gráfico = escrita) em seu trabalho como geógrafo tentou calcular a circunferência exata da Terra, com um erro inferior a 2% , medindo a inclinação da Terra e a distância para o Sol . Também cultivou um grande trabalho cartográfico, desenvolveu um dos primeiros mapas do mundo ( 276-195 a. C ) e definiu os conceitos de latitude e longitude .

3. Estrabão . 64 ou 63 . C. ( Amasia , Ponto ) - 19 ou 24 d. C.

Este geógrafo grego descritivo e historiador é conhecido por sua grande obra geográfica.

Era contrário às teorias astronômicas e cartográficos de Erastóstenes, preocupando-se, então com a distribuição dos recursos humanos, ao invés de fenômenos e processos naturais.

Sua atitude de viajante incansável permitiu-lhe contemplar outro lado do mundo e desenvolver um trabalho geográfico de 17 volumes , que é minuciosamente descritos a geografia de todo o Império Romano. Um dos volumes é dedicado a nossa Península Ibérica (vol. 3). Também desenvolveu mapas e obras cartográficas no continente europeu.

4. Cláudio Ptolomeu . 100 dC ( Ptolemaida , Tebaida ) - 170 dC ( Canope ) .

Ele dedicou sua vida a observações astronômicas e divulgação da astronomia, mas também foi uma figura importante na história geográfica.

Foi instruído a recolher todo o conhecimento dos gregos, criando mapas do mundo posteriormente desenvolvidos e obras como " Geographia " . Ele deu uma descrição do mundo de seu tempo e usou um sistema de latitude e longitude, que serviu como um exemplo para os cartógrafos posteriores.

5. Muhammad Al- Idrisi . 1100 ( Ceuta ) - 1165 ( Ceuta ) .

Este geógrafo e cartógrafo Hispano, nome sem fim ( Abu Abd Allah Muhammad al- Idrisi al- Qurtubi al- Hasani al- Sabti ) traduzido para o árabe alguns textos gregos sobre geografia.

Suas viagens o permitiu explorar várias cidades, permitiu o desenvolvimento de um trabalho cartográfico da Eurásia e África do Norte, além de textos sobre os grupos sociais , geográficos e fatores sócio- econômico de seus territórios .

A informação foi complementada por entrevistas e perguntas para os habitantes dos lugares que visitou, a arte que enriqueceu seus textos.

Seus trabalhos mais famosos da geografia e cartografia foi um mapa do mundo ao sul, que foi acompanhado por um livro chamado Geografia, compreendendo "O Livro de Roger " ( Kitab Ruyar ) .

6. Alexander von Humboldt. 1769 (Berlin , Alemanha) - 1859 ( Berlim , Alemanha).

Ele é considerado o pai da geografia moderna. Sua formação multidisciplinar, e seu zelo pelas viagens contribuiu para o seu navegador ter um conhecimento geográfico impressionante. Ele fez viagens à Europa, América do Sul, México, EUA, Ilhas Canárias e na Ásia Central, deixando grandes contribuições para a geografia física, incorporados no seu clímax funciona " Cosmos " (1845 - 1847) e Viagem às regiões equinociais do Novo Continente " ( 1904-1927 ) .

Deixou numerosos estudos descritivos de fatores naturais, vistas como conjuntos e não como elementos ou eventos separados, incluindo também um panorama histórico da geografia.

7 . Carl Ritter . 1779 ( Quedlinburg , Alemanha) - 1859 ( Berlim , Alemanha).

Ritter foi um dos principais geógrafos do século XIX. Considera-se, ao longo de Alexander Von Humboldt, o pai da geografia moderna. Em sua vida como um geógrafo estudou as relações entre o ambiente físico e do ambiente humano e as várias características da geografia do mundo (geografia descritiva). Seu trabalho de maior sucesso foi " As ciências da terra em relação à natureza e à história da humanidade " (im Erdkunde Die Natur und zur Geschichte des Verhältniss zur Menschen ) , em 19 volumes , que examina as influências dos elementos do ambiente físico para o desenvolvimento das atividades humanas .

Considerado o desenvolvimento histórico de cada nação ou país foi fortemente influenciado pela configuração do ambiente físico desta. Essas teorias (teoria de espaço vital) influenciado diretamente a geografia política subsequente e geógrafos como Ratzel e Karl Haushofer .

8. Alfred Russel Wallace. 1823 ( Usk, País de Gales) - 1913 ( Broadstone , Inglaterra) .

Ele é famoso por sua teoria zoogeográfica , dividindo o mundo em grandes regiões ou reinos animais. Diferenças biogeográficas identificadas entre Indomalaya e da região australiana , de modo que a linha entre os dois reinos que hoje é conhecida como Linha de Wallace.

Esta extensa exploração e estudo do mundo natural ao longo de sua vida, resultou na publicação do livro A distribuição geográfica dos Animais ( A distribuição geográfica dos animais ) .

Por essas contribuições teóricas é reconhecido como um dos mais destacados especialistas biogeógrafos.

9. Friedrich Ratzel . 1844, ( Karlsruhe , Alemanha ) - 1904 ( Ammerland , Alemanha ) .

Geógrafo alemão , influenciado pelas teorias darwinianas , determinismo e espaço de vida de Carl Ritter . Ele é considerado um dos fundadores da geografia política moderna e geografia humana em geral. Entre suas obras mais notáveis ​​são antropogeografia geográfica (1891) e Geografia Política (1897) .

 10 . Paul Vidal de la Blache . 1845 ( Pezenas , França) - 1918 ( Tamaris -sur- Mer, França).

Influenciado por Humboldt ou Ritter, o francês desenvolveu geografia de ensino em várias universidades francesas. Depois de suas atividades de ensino , contribuiu diretamente para a geografia moderna atual e teve caráter mentor geógrafos posteriores , criando então francês Geographic School. Ele também fundou a prestigiosa revista Annales de Geographie (1891) .

A teoria de Vidal de la Blache foi com base na geografia regional, visando a relação homem- natureza, a partir da perspectiva da paisagem e estudo da região.

Publicou obras grandes como a tabela geografica da França ( " Tableau de la Geographie de la France " , 1903), "Princípios de Geografia Humana " (1922) ou "Geografia Universal " ( 1927-1948 ) .


Originalmente publicado em Pensando el território

13 comentários:

  1. Aziz Nacib Ab'Saber e Milton Santos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele falou dos maiores não todos os geografos...affs

      Excluir
  2. Faltou Elisiee Reclus contemporâneo de Friedrich Ratzel e Paul Vidal de La Blache.

    ResponderExcluir
  3. Eles estarão no top geógrafos mais famosos da atualidade... em breve !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MIlton Sanots era advogado, não se formou em geografia

      Excluir
    2. No entanto, ele fez seu doutorado no Instituto de Geografia da Universidade de Strasbourg, onde defendeu sua tese intitulada “O Centro da Cidade do Salvador” Fonte:http://www2.fpa.org.br/biografia-do-milton-santos

      Excluir
    3. Caro Valdemir: Ptolomeu, Estrabao, Humboldt também não se "formaram em geografia", sabia? Além disso, quando M. Santos se graduou a oferta de cursos de graduação em geografia era muito restrita no Brasil, de modo que muitos professores de história e geografia dessa geração e da anterior eram advogados de formação, sabia? Em todo caso, ele nunca advogou e dedicou toda sua carreira a ensinar e a escrever sobre geografia, sem falar de seu engajamento na AGB. Isso sem falar no reconhecimento dos "geógrafos diplomados" no Brasil, na América Latina e na Europa. O discurso do "ele era advogado, não geógrafo" é o mimimi mais batido dos medíocres.

      Excluir
  4. Cade o Murilo Simionato?

    ResponderExcluir
  5. e o ariovaldo umbelino de oliveira?

    ResponderExcluir
  6. muito grande achei que era aqueles sites que colocam 2 palavras e acabou! mas não é. B )

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.