Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Seca atinge nascente do Rio São Francisco em Minas Gerais

Durante o combate a um incêndio funcionários do parque perceberam a situação da nascente

Não é só o sistema Cantareira que vem sofrendo com os efeitos da seca, a nascente do rio São Francisco está secando. O alerta é da diretoria do Parque Nacional Serra da Canastra, de onde os 2.700 km do rio começam a nascer. A origem principal do São Francisco fica em São Roque de Minas, na região centro-oeste do Estado.
Segundo um funcionário do parque, vários pontos secos foram percebidos durante o combate a um incêndio que ameaçou a nascente do rio. Já a assessoria de imprensa do Parque Nacional Serra da Canastra, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, afirmou que os dados concretos devem ser repassados somente nesta quarta-feira (24).
Rio tem 2.700 km e atravessa sete Estados
Divulgação

"Situação preocupante"

O CBHSF (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco) também não foi informado da seca na nascente do rio. O vice-presidente da associação, Wagner Soares Costa, disse que está em "dúvida" sobre a possível falta de água.
— A gente fica em dúvida porque o rio não tem uma nascente só, mas um grupo. Fica uma próxima da outra.
Mesmo assim, segundo o representante, a situação no local é preocupante.
— É verdade que a vazão reduziu muito, está assustador. Em Três Marias está muito baixa, o que quer dizer que em todos os rios que abastecem acima da barragem está crítico.
A bacia hidrográfica do rio São Francisco atravessa sete Estados brasileiros e é considerada uma das mais importantes pelo volume de água transportado na região semiárida do País. São 639.219 km de área de drenagem e vazão média de 2.850 m³/s, responsável por 2% do total do Brasil.
De acordo com Costa, a condição atual, principalmente em Minas, é de "insegurança".
— É uma preocupação muito grande porque um rio com uma crise dessa... É preocupante para outros rios que estão nessa região. O rio Doce está com vazão muito baixa, o Jequitinhonha também.
A única solução, segundo o vice-presidente do comitê, é esperar pela chuva.
— Tem que chover. E em abundância.


O rio São Francisco tem nascente na Serra da Canastra, escoando pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso, chegando ao oceano Atlântico através da divisa entre Alagoas e Sergipe.

A Bacia possui sete unidades da federação – Bahia (48,2%), Minas Gerais (36,8%), Pernambuco (10,9%), Alagoas (2,2%), Sergipe (1,2%), Goiás (0,5%), e Distrito Federal (0,2%) – e 504 municípios (cerca de 9% do total de municípios do País).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.