Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Um coliseu no sertão

Uma das sete maravilhas do mundo moderno, palco de batalhas épicas,O Coliseu, peça-chave da história humana está sendo erguido, no município de Alto Santo, a 246 quilômetros de Fortaleza, um estádio de futebol com fachada inspirada nos arcos romanos do Anfiteatro Flaviano, um dos maiores pontos turísticos de Roma e do mundo. A construção comporta 20 mil pessoas, mas a população da cidade não chega a 17 mil nem tem um time de futebol.

CÓPIA
Acima, a fachada em Alto Santo, a 246 quilômetros de Fortaleza,
está 70% concluída. Abaixo, o coliseu de Roma, um dos maiores
pontos turísticos do mundo


Menor do que a arena romana, que acomodava até 50 mil espectadores, o projeto do coliseu cearense terá capacidade para 20 mil pessoas. No entanto, a obra será entregue – segundo as previsões da Federação Cearense de Futebol, em novembro – com cinco mil a seis mil lugares, um número mais proporcional aos 16.359 habitantes do município, de acordo com o último censo. Só falta agora um time de futebol. O clube da cidade, o Alto Santo Esporte Clube, está inativo desde 2009.
Segundo a federação cearense, este é um estádio simples, “apenas com uma fachada diferente, lembrando o Coliseu de Roma”. E qual seria o motivo da inspiração? Mero capricho. “O arquiteto não quis colocar apenas um muro branco e optou por algo diferente”, afirmou Manuella. Só esqueceram de avisar que a inovação custará caro – e que o coliseu é redondo, porque as paredes da construção de Alto Santo seguem o formato retangular do campo.
Para coroar a construção, um açude foi aterrado durante a execução da obra. Coincidência histórica, o coliseu original foi construído sobre o lago da casa de Nero, a Domus Áurea. Mas, para os moradores de Alto Santo, município atingido pela seca do Nordeste, esse pequeno alagado pode fazer mais falta do que o lago do famoso imperador. Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, os três açudes que abastecem a cidade estão com volume em baixa e o mais afetado deles, Figueiredo, tem, no momento, apenas 3,3% de seu total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.