Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

A incrível Caverna de gelo no Parque Nacional da Islândia

No Parque Nacional Vatnajokull, o maior da Islândia e de toda a Europa, estão as incríveis e enormes cavernas de gelo azuis cristalinas. Fundado em 2008, o lugar também tem belas cachoeiras como as Skaftafell e Jokulsárgljúfur. São 12 mil km², o equivalente a 12% do território da Islândia. Lá está a maior montanha do país, a maior geleira e a cachoeira que tem a maior força das águas da Europa. O local abriga as terras férteis da nação e tem um enorme histórico de enchentes, que ocorrem quando os vulcões sob a principal geleira entram em atividade e causam o derretimento parcial do gelo do parque. O lugar tinha fazendas, que hoje se encontram abandonadas devido às enchentes. Os fazendeiros saíram da planície alagável e mudaram-se para regiões mais altas na proximidade.


O maior atrativo da região





A região onde esta localizado o parque, é a que menos recebe chuvas durante o ano e esta na mesma altitude do nível do mar. O território é marcado por planícies, montanhas, rios, cachoeiras e até áreas com areia movediça, mas o que realmente atrai os turistas do mundo todo é a pitoresca caverna de gelo. 
As trilhas são bem demarcadas para subir o local e alcançar a geleira que fica em uma colina com 600 metros de altura por um caminho percorrido por cerca de duas horas. Durante a trilha pode-se observar grandes colunas naturais emolduradas de blocos de basaltos ao redor da cachoeira. São poucas as opções de guias autorizados a fazer o trajeto até a caverna.
É expressamente proibido que qualquer um chegue até lá desacompanhado de um guia local, já que o local oferece mais riscos de morte do que se imagina. Na caverna, muitos cientistas acreditam que algumas espécies de micróbios adaptadas as condições climáticas extremas vivam lá. Esses microrganismos seriam capazes de habitar lugares inóspitos como Júpiter, por exemplo, o que leva acreditar que existam colônias deles fora do nosso planeta. Abaixo você confere algumas fotografias registradas por Rob Lott, que diz que em alguns momentos da visita à caverna, foi possível ouvir ruídos semelhantes a rachaduras no teto sobre a cabeça dele.

Fonte Referencial

CARDOSO, T. A incrível Caverna de gelo no Parque Nacional da Islândia. Ciências e Tecnologia. Diponível em:https://cienciasetecnologia.com/caverna-de-gelo-na-islandia/. Acesso em: 9 Oct 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.