Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

As altas temperaturas no Sudeste e Centro - Oeste brasileiro

Além da forte seca que vem castigando principalmente o centro sul brasileiro nos últimos meses, uma onda de calor que se instalou  sobre o Brasil fez as temperaturas bateram recordes essa semana chegando a passar dos 40°C . No período entre 12 e 17 de outubro de 2014, o Instituto Nacional de Meteorologia vem registrando um aumento do número de cidades onde a temperatura chegou aos 40°C ou mais. Na sexta-feira, 17, foram 25 cidades.  Este número leva em conta apenas os locais onde o Inmet tem estação meteorológica. A realidade é que o calor de mais de 40 °C vem sendo registrado de forma generalizada em particular em Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo.

Para alivio de muitos esse calorão está chegando ao fim esperasse que as temperaturas comessem a voltar a normalidade a partir do dia 19 no Sul do Brasil e posteriormente se espalhará pelo Sudeste e Centro -Oeste no decorrer da semana. No entanto, uma grande frente fria se aproxima trazendo uma grande massa de ar polar. A combinação do aumento de nuvens (evitam o sol forte), chuva (refresca o ar), ventos (mistura as camadas de ar, refresca e diminuição a sensação de calor) e do ar polar (mistura com o ar quente, refresca) vão fazer a temperatura baixar no Brasil.

A queda da temperatura começa a ser sentida no Sul no domingo e em estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul durante a segunda-feira.

Não é só o Brasil que vem enfrentando essas mudanças no tempo o norte da Argentina, Paraguai e sul da Bolívia também sofrem o efeito da onda de calor.  Temperaturas acima dos 40°C voltaram a ser registradas na última sexta-feira.
Segundo o Climatempo pancadas de chuva começaram a ocorrer em áreas do norte e nordeste da Argentina. No fim de semana, as áreas de instabilidade se espalham entre o Brasil, Argentina e Paraguai e é alto o risco de tempestades com chuva e granizo.  No norte da Argentina, o serviço meteorológico oficial do país registrou na quinta-feira, 16, 45,6°C  em Presidencia Roque Saenz Peña. Em Resistencia, a temperatura chegou aos 44,0°C. O aeroporto de Assunção, capital do Paraguai, registrou 41°C. Na Bolívia, o aeroporto ViruViru, de Santa Cruz de la Sierra registrou 38°C. Em Tarija, o aeroporto registrou 38°C também e nesta sexta-feira ocorreu temporal com granizo.


No mapa abaixo, publicado pelo Climatempo referente ao dia 20/10/2014 explica como está a situação das temperaturas no Brasil e parte da América do Sul. Os tons de rosa indicam temperaturas máximas acima dos 38°C e 40°C.  Temperaturas amenas, na faixa dos 22°C a 26°C são indicadas por tons de verde claro e amarelo claro. 

















Fontes Pesquisadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.