Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

AS FORMAÇÕES ROCHOSAS DO LAJEDO DO PAI MATEUS

Em pleno Cariri Paraibano, o Lajedo do Pai Mateus surge como uma paisagem única e com formações rochosas peculiares. O local fica a 20 quilômetros de Cabaceiras, uma pequena cidade apelidada carinhosamente de “Roliúde Nordestina”, por ter servido de cenário para mais de 40 filmes brasileiros entre eles está a famosa comédia "O auto da Compadecida". Mas voltando as formações naturais o Lajedo é uma imensa elevação rochosa com o topo plano, surpreende pelos seus dois quilômetros de extensão. 
Foto:Faryd Maracaja

  
Nele estão enormes rochas arredondadas formadas por granito que parecem ter sido colocadas uma por uma no solo, nos levando para outra dimensão. É um verdadeiro mar de "bolas de pedras" com características geológicas somente encontradas no Outback australiano, nas montanhas Erongo, na Namíbia e na região de Hoggar na Argélia.
Segundo estudos a formação rochosa peculiar é fruto do desgaste do solo ao longo de milhões de anos, em função de fissuras naturais e grandes variações de temperatura. Em algumas rochas são encontradas pinturas rupestres atribuídas aos índios cariris, que viveram na região há cerca de 12 mil anos.
O acesso é feito por estrada de terra, vindo por Cabaceiras ou pela estrada de acesso Campina Grande/João Pessoa.


Foto:Faryd Maracajá


Foto: Faryd Maracajá


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.