Siga o observatório nas redes socias!!!

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Sodoma e Gomorra existiam como conta o livro de Gênesis?

De acordo com o livro Gênesis, da Bíblia, Sodoma e Gomorra são duas cidades que foram destruídas pela ira de Deus por conta do excesso de maldade e pecado dos seus habitantes. Fogo e enxofre desceram dos céus, provocando a morte das pessoas e destruição total da área. A região existiu no chamado Vale do Sidim, no Mar Morto, e abrangeria, na época, outras três cidades, Admá, Zebolim e Bela (ou Zoar).

Diante do relato bíblico, arqueólogos e pesquisadores sempre se perguntaram se estas cidades realmente existiram. Alguns defendem que sim, outros acreditam que tudo não passa de uma lenda. O indício mais contundente até o momento foi levantado em 2008, quando um documento chamado Planisfério foi descoberto pelo pesquisador Henry Layard, na metade do século XIX, e analisado recentemente pelos pesquisadores Alan Bond, da empresa Reaction Engines e Mark Hempsell, da Universidade de Bristol. Trata-se de uma placa escrita por um astrônomo sumério, com relatos de 29 de junho de 3123 a.C. no calendário Juliano, que indicam o que poderia ter ocorrido com as cidades.
De acordo com informações traduzidas da placa, há uma observação de um asteroide que teria mais de um 1 quilômetro de dimensão. Segundo Mark Hempsell, este asteroide poderia ter se chocado contra os alpes austríacos, em Köfels. O objeto não teria caído, mas apenas voado muito próximo ao chão. A onda supersônica provocada pelo asteroide e temperaturas próximas a 400°C teriam devastado uma região de 1 milhão de quilômetros quadrados.

A nuvem de fumaça e a explosão do asteroide, de acordo com Hempsell, teria atingido o monte Sinai, partes do oriente médio e o norte do Egito, matando milhares de pessoas. Neste sentido, aí entraria a parte da destruição de bolas de fogo e enxofre que teriam sido ordenadas por Deus que estão presentes no relato bíblico. Apesar de ser uma hipótese, ainda é muito cedo para afirmar ou não se Sodoma ou Gomorra realmente existiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.