Siga o observatório nas redes socias!!!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O conceito de Paisagem, lugar, território e Região

Infográfico produzido pelo OBSERVATÓRIO HISTÓRICO GEOGRÁFICO


A Geografia assim como outras ciências também possui conceitos que são fundamentais para o seu estudo sendo eles: Paisagem, lugar, território e a Região.

Espaço: No senso comum a palavra “espaço” pode ter diferentes significados como onde estão as estrelas, às distâncias de um lugar a outro, mas, para a geografia o espaço estudado com maior ênfase é aquele onde ocorre relações sociais, econômicas e políticas dentro de uma escala que varia do local para o global. É aquele que apresenta alguma relação com as pessoas que o habitam. Se pararmos um pouco e observamos os elementos que nos rodeiam os perceberemos com mais clareza como por exemplo:  as ruas, as avenidas, as casas, os prédios os quais apresentam serventia ao Homem.

Lugar: O lugar é a parte do espaço onde as relações de proximidade e afetividade dos indivíduos se entrelaçam sobretudo as do cotidiano. É onde as pessoas constroem referências quase que sentimental com aquele lugar, onde cada pessoa busca as referências pessoais e constrói os seus sistemas de valores que fundamentam a vida em sociedade. Portanto, o conceito de lugar está relacionado à dimensão cultural e fortemente relacionado à identidade e ao cotidiano.

Região: Inicialmente está associado a própria concepção de território uma vez que, ao longo da história corresponde a área delimitada a partir de algum elemento – chave, quase sempre ligado a ordem política. Os espaços são desiguais entre si, cada qual com suas especificidades. As regiões surgem a partir do agrupamento de lugares que possuem características comuns naturais e culturais como, por exemplo, extensas planícies fluviais cobertas de vegetação ombrófila, ou então, uma significativa concentração de estabelecimentos comerciais e industriais. Também é possível distinguir esses lugares por sua localização como, por exemplo, quando a porção da cidade está em um dos extremos, denominando-as de região Norte, Sul, Leste e Oeste.

Paisagem: A paisagem é tudo aquilo que vemos. A paisagem se constitui a partir da presença em diferentes escalas dos elementos naturais e culturais sobre os quais a sociedade interage e cuja percepção permite a leitura do espectador. Por exemplo: quando observamos uma paisagem encontramos nela elementos socioculturais resultante da formação histórica, cultural, emocional, físico, resultante da dinâmica natural.

Território: O território é temporário e modificável, depende das relações e escalas temporais. É onde ocorre as relações de poder e como os que o habitam o conhecem.

Considera-se que são aspectos do espaço geográfico que vão além do identificar limites e extensões.

Textos Usados como Referências
Terra, Lygia Geografia geral e do Brasil – Moderna 2005
Página atualizada em 06/10/2015 ás 14:51 minutos


10 comentários:

  1. Sobre o conceito LUGAR, podemos hierarquiza-lo? Posso dizer que um determinado lugar é mais meu do que teu ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se o termo "hierarquizá-lo" é o mais correto no entanto, o lugar tem representações diferentes para cada individuo sobretudo quando se tem uma relação com este lugar... brevemente postaremos um artigo sobre esse tema.

      Excluir
    2. se for propriedade privada sua, obviamente que é seu e de mais ninguém. Não existe nada do estado, ele diz ser dele, mas não é.

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber a fonte que vc utilizou para o texto acima. Principalmente o esquema que vc postou, é de sua autoria?? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josi, como visto o poster foi alterado. Já possui suas devidas referências... estamos fazendo uma reforma geral no blog, caso tenha mais alguma dúvida entre em contato, boa tarde.

      Excluir
  3. dê exempos desse conceitos do nosso dia á dia

    ResponderExcluir
  4. dê exempos desse conceitos do nosso dia á dia

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou muito,passei na etec e tem varios conteúdos novos e tudo que eu prescisava era isso sério ajudooou muuuuuuuitoo!!!
    obrgda

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.