Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Mapa Tectônico da América do Sul é finalizado



Você sabia que já existe uma nova versão do mapa tectônico da América do Sul? A versão final foi impressa na escala 1:5.000.000 e apresentada em fevereiro de 2013, durante a Assembleia Geral da Comissão da Carta Geológica do Mundo (CGMW) em Paris.
Nova versão do Mapa Tectônico da América
do Sul, escala 1:5.000.000
A execução contou com o apoio técnico e financeiro do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Serviço Geológico da Argentina (SEGEMAR), utilizando modernos parâmetros da cartografia digital, sob a égide da CGMW e da Associação Ibero-Americana de Serviços Geológicos e Mineiros (ASGMI). A elaboração envolveu uma extensa análise de dados coletados em diferentes países sul-americanos, posteriormente atualizados e ajustados, contando ao todo com a participação de meia centena de colaboradores sul-americanos, tanto de universidades, quanto de serviços geológicos. Importante contribuição também foi dada pela Petrobras.
Esta é a segunda edição (a anterior foi publicada 1978) e apresenta informações atualizadas sobre os grandes elementos estruturais e propriedades da crosta terrestre no continente sul-americano, além dos processos que as originaram e a sua evolução no tempo geológico (“tectônico” vem do grego e significa “relativo à construção”). O mapa tectônico também possibilita, por exemplo, um melhor entendimento de áreas sujeitas a terremotos e vulcanismo ou a busca de recursos minerais.
Além de ser um produto de importância técnico- científica mundial, apresentado sobre uma mesma base cartográfica e usando tecnologia SIG, esse mapa permitiu a cooperação técnica e intercâmbio de conhecimentos entre as equipes dos serviços geológicos participantes.



Para saber mais visite: CPRM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.