Siga o observatório nas redes socias!!!

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Pesquisadores descobrem por que o rio Amazonas flui ao contrário

Alguns documentários como “A origem do Amazonas” já ressaltaram essa hipótese de que em algum momento, o rio Amazonas fluía em sentido contrário ao atual. Desde muito tempo, geólogos do mundo todo têm tratado de explicar o fenômeno pelo qual ocorreu essa inversão de fluxo deste gigantesco rio. De acordo com o doutor Victor Sacek, da Universidade de São Paulo, o Amazonas corre para cima por causa de uma erosão terrestre.
Isso não era assim há 10 milhões de anos, quando a maior parte do que hoje é a bacia amazônica foi drenada por um rio que fluía do oeste do continente até desembocar em um gigantesco lago que ficava aos pés dos Andes do Norte. Era desse ponto que a água começava a fluir para o norte, até o atual Mar do Caribe e, como o istmo do Panamá ainda não havia se formado, a água corria posteriormente para o oeste do oceano Pacífico. O pesquisador demonstra em seu estudo que a elevação dos Andes permite explicar o processo de inversão no fluxo do rio Amazonas em períodos de tempo correspondentes. À medida que as montanhas se elevaram, interceptaram maiores volumes de nuvens chuvosas, causando uma erosão maior.
No princípio, o grau de elevação da Cordilheira dos Andes originou a irrupção de um canal ao leste que, com o tempo, se transformou no paleolago de onde se esvaziava o Amazonas durante seu curso para o oeste. Mais tarde, porém, esse mesmo processo foi desacelerado, à medida que a erosão se acelerou para converter o antigo lago em uma série de zonas úmidas, conhecidas hoje como Formação Pebas. Embora os enormes pântanos de Pebas possuíssem um ecossistema semelhante ao que existe hoje, a acumulação de sedimentos fez a região emergir ao ponto de as precipitações serem empurradas para o outro lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.