Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Poeira do Saara viaja até a Amazônia, mostra NASA

Vídeo da NASA Mostra Poeira transportada do Deserto do Saara Pará a Floresta Amazônica
A NASA criou um vídeo que mostra o deslocamento de Poeira do deserto do Saara Até a amazônia.Apesar dos mais de 2.500 quilômetros de distância, entre o deserto e a floresta eles estão ligados mais do que parece. O Estudo mostra que cerca de 182 Milhões de Toneladas de Poeira atravessam o oceano Atlântico todos os anos, saindo do Saara para o continente americano. É a primeira vez que a NASA consegue quantificar quanta poeira faz essa viagem.

Do total, a 27,7 Milhões de Tonelada caem na floresta, trazendo diversos nutrientes, como o fósforo.

A Região Amazônica recebe em Média 22 mil Toneladas de fósforo, que funciona Como um fertilizante fundamental para o crescimento das plantas, compensando a perda desse nutriente durante as chuvas e inundações.

O estudo também mostra que a quantidade de poeira transportada depende das chuvas que ocorrem no Sahel, região ao sul do Saara. Quando as chuvas aumentam, a quantidade de poeira transportada no ano seguinte para a floresta é menor.


Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.