Siga o observatório nas redes socias!!!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Scanner a laser mede carbono da floresta tropical no Brasil

Créditos: Euronews
A novidade que  trouxemos ao conhecimento de nossos leitores  foi desenvolvida por uma universidade londrina e tem como funcionalidade criar  um mapa florestal  em três dimensões.
 A técnica é baseada num scanner a laser, a pesquisa está a ser realizada no University College em Londres.O novo scanner foi testado recentemente na Amazônia, no âmbito de um projeto que visa analisar o impacto da seca nas florestas tropicais.
Segundo a noticia publicada no site euronews  o investigador  no departamento de Geografia da University Collegue London  Mathias Disney explicou que “Podemos usar o laser  para calcular de forma correta o volume das árvores. Depois dessa medida, precisamos também da densidade da madeira. Com o volume e a densidade podemos estimar a massa das árvores. Graças ao scanner a laser calculamos o peso das árvores”,
Normalmente a medição é feita manualmente, através do corte e da pesagem de árvores. A tecnologia chama-se ‘Deteção de luz e radar’. Segundo os cientistas, os dados recolhidos são fiáveis em 90 por cento dos casos. A fiabilidade das técnicas mais antigas não ultrapassa os 40%.

A informação obtida graças ao scanner pode ser cruzada com fotografias de modo a gerar um retrato 3D da floresta.  Para obter mais informações visite o site indicado no link abaixo.

Fonte:Euronews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.