Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Vegetação Mundial

Desertos

Localização:os principais desertos do mundo são os do Saara (África), da Arábia, de Gobi (Ásia Oriental), da Austrália, do Atacama (América do Sul) e do Arizona (América do Norte).
Características:regiões áridas têm índices pluviométricos abaixo de 250 mm ao ano e semiáridas, menos de 500 mm. Podem ser de dunas de areia, rochosos ou mistos. Possuem poucas espécies animais ou vegetais. Os desertos quentes registram grandes contrastes de temperatura entre o dia e a noite e ficam em regiões tropicais. Os frios localizam-se em altas latitudes e têm temperaturas com menos variações.

Estepe|Campo|Pampas|Pradaria

Localização:região central da América do Norte, centro-sul da América do Sul, Ásia Central, leste da Austrália e sul da África.
Características:típica de áreas de clima temperado continental, é um tipo de vegetação pobre, constituído basicamente de gramíneas. Recebe nomes diferentes nas regiões nas quais aparece: pampas, na Argentina; campos, no Brasil; pradaria, nos EUA e Canadá; estepe no resto do mundo.

Floresta de coníferas

Localização:norte da América do Norte, da Europa e da Ásia.
Características:natural de áreas de alta latitude, nas quais prevalece o clima continental frio e polar, com temperaturas baixas, inverno longo e verão curto. As árvores têm folhas em forma de agulha (aciculifoliadas) para não acumular neve. Entre as poucas espécies, estão o pinheiro e o abeto. As florestas próximas à tundra são chamadas de taiga.

Floresta temperada

Localização:leste dos Estados Unidos, Europa, leste de Ásia, sudeste da Austrália e Nova Zelândia.
Características:típica das latitudes médias, possui espécies decíduas, ou seja, que perdem suas folhas no inverno para suportar a baixa temperatura e reter os líquidos. É uma floresta com árvores espaçadas, solo recoberto por gramíneas e poucas espécies, com destaque para carvalhos, bordos e faias.

Floresta tropical

Localização:maior parte da América do Sul, América Central, zona equatorial da África, Subcontinente Indiano e Sudeste Asiático.
Características:desenvolve-se nas baixas latitudes, em regiões quentes e úmidas. Plantas com folhas perenes e largas (latifoliadas), que absorvem mais energia solar. Com solos geralmente pobres, retira seus nutrientes do húmus, formado pela decomposição de galhos, troncos e folhas.

Savana/cerrado

Localização:centro da América do Sul, norte da América Central, região central da África e áreas da Austrália.
Características:presente em baixas latitudes, tem suas áreas mais úmidas formadas por plantas rasteiras e pequenas árvores. Nas regiões mais secas, predomina a vegetação espinhosa.

Tundra

Localização:extremo norte da América do Norte, da Europa e da Ásia.
Características:formada por musgos e espécies herbáceas, que aparecem nos solos das regiões frias nos poucos meses de degelo.

Vegetação de montanha

Localização:encostas dos Andes, dos Alpes, das Montanhas Rochosas, do Himalaia e de outros maciços montanhosos.
Características:nos planaltos mais elevados, a vegetação é escassa. Sobrevivem apenas ervas e arbustos resistentes à hostilidade do clima.

Vegetação mediterrânea

Localização:sul da Europa, Ásia Menor, norte da África, Austrália, Califórnia e Chile.
Características:a vegetação típica são maqui e o chaparral, formado por árvores pequenas, como oliveiras e sobreiros, e moitas e arbustos, como murtas e urzes.

Fonte:The Times Concise Atlas of the World / Almanaque Abril 2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.