Siga o observatório nas redes socias!!!

terça-feira, 3 de março de 2015

De olho na Fundação: O centro histórico de Salvador

Pontos turísticos de Salvador

Essa é a primeira de uma série de observações que faremos ao longo dos meses de Março e Abril ao centros históricos das principais cidades brasileiras e também do exterior, esperamos que gostem da leitura.

Fonte:google mapas


Ficha técnica

Nome de Fundação:Baía de Todos os Santos
Nome Atual: Salvador
Estado: Bahia
Localização Geográfica: Litoral da Região Nordeste, entre o trópico de Capricórnio e a linha do Equador. Distância de outras capitais:Maceió- 632 km, Recife- 842 km
Fundação:1549
Fundador: Tomé de Souza primeiro governador geral do Brasil
População Estimada(IBGE,2014): 2.902.927
Dados gerais:
A primeira capital do Brasil foi, por muito tempo, uma das mais importantes cidades do Novo Mundo. Até boa parte do século 18, era, por exemplo, maior do que qualquer cidade dos Estados Unidos.
O Centro Antigo de Salvador corresponde à área que engloba o Centro Histórico (CHS) e o Entorno do Centro Histórico (ECH), compreendendo, além do território tombado, os bairros do Centro, Barris, Tororó, Nazaré, Saúde, Barbalho, Macaúbas, parte do espigão da Liberdade, Comércio e Santo Antônio Além do Carmo. O sítio é o foco das intervenções do Plano de Reabilitação, que foi elaborado e está sendo implantando pela Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/CONDER).
O Elevador Lacerda domina a paisagem do Centro Histórico, visto do Porto e com seus 72 metros de altura, é o maior elevador do Brasil e une a cidade baixa à cidade alta. É um símbolo do empreendedorismo baiano no século 19.
O Centro Histórico de Salvador (CHS) é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1984, e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio da Humanidade, em 1985. Com 0,8 km², a delimitação do Centro Histórico inicia próximo ao Mosteiro de São Bento e segue até o Forte Santo Antônio Além do Carmo.
Já o Centro Antigo de Salvador é uma área de 7 km², que inclui em sua extensão territorial onze bairros da capital baiana como Centro, Barris, Tororó, Nazaré, Saúde, Barbalho, Macaúbas, parte do espigão da Liberdade, Santo Antônio e Comércio, além do Centro Histórico. De com acordo com a legislação, esta área de Salvador corresponde à área contígua à de proteção rigorosa, sob o registro da Lei Municipal n° 3.289/83.

A AMPLIAÇÃO DO CENTRO ANTIGO DA CIDADE

A área de atuação do Plano de Reabilitação foi ampliada para além dos limites do perímetro tombado porque, assim como em outras capitais brasileiras, a área central de Salvador passou a conviver, nas últimas décadas, com uma série de problemas originados da perda de população e da subutilização dos imóveis, da inadequação e insalubridade das moradias e da falta de manutenção dos imóveis patrimoniais, além da insegurança pública, prostituição e tráfico de drogas. Todas essas questões configuram um quadro de vulnerabilidade social em contraponto à existência de um rico patrimônio edificado, oferta de empregos e de transporte público.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE SALVADOR

Praias como a do Farol da Barra,Piatã, Amaralina,Armação, Itapuã e Rio Vermelho entre outras.
Centro Histórico de Salvador (está abrigado em um dos maiores conjuntos arquitetônicos do país, o Pelourinho.
Fortes de Salvador( Forte de Santo Antonio da Barra,Fortes de Santa Maria e de São Diogo, O Forte de São Pedro e o Forte de Monte Serrat, situado na Península de Itapagipe.
Igrejas ( as mais conhecidas e visitadas está a igreja do Senhor do Bonfim que é palco de uma das mais tradicionais festas populares de Salvador e a Igreja de São Francisco, localizada no Pelourinho com seu interior revestido de ouro).

Essas e outras atrações tornam Salvador uma das grandes cidades brasileiras repleta de cultura e história impregnadas em cada tijolo que da sustentação ao belo centro histórico da primeira capital do Brasil. O próximo centro histórico a ser observado aqui no observatório será o de Ouro Preto-MG.


Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.