Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Coluna Mundo dos Livros:Biogeografia e Meio Ambiente

Título-Biogeografia e Meio Ambiente
Autor-Helmut Troppmair 
 
Assunto- Ciências Biológicas/ecologia
Editora-Technical Books
Edição-9
 A obra do Prof. Helmut Troppmair, da UNESP foi Dividida em 10 capítulos, a 9ª edição da obra "Biogeografia e Meio Ambiente", apresenta inicialmente um histórico da Ecologia e da Biogeografia. Em seguida, trata das bases geofísicas da biosfera, ligando os ciclos biogeoquímicos às características mais gerais do meio biótico e abiótico. Os biomas são apresentados em presença dos ecossistemas que os compõem e em função de sua evolução no tempo.
Os temas mais gerais da Biogeografia são apresentados com exemplos. Entre eles estão a biogeografia de ilhas, a paleobiogeografia, os refúgios ecológicos, os centros de dispersão e origem. Estes temas têm como pano de fundo a busca de uma relação feita com a Biogeografia e a teoria dos sistemas. A ligação da Biogeografia com o meio ambiente - presente desde o título até a última linha - ganha contornos bastante definidos nos capítulos que tratam das perturbações e das possibilidades que se abrem com a proteção ambiental representada pela decretação de unidades de conservação da natureza.
O meio urbano não é deixado de lado, e o Prof. Troppmair dedica ao mesmo um subcapítulo, onde apresenta de forma didática os principais problemas contemporâneos. Trata-se, portanto, de uma obra que se faz clássica pelo expressivo número de edições, coisa rara em tempos de ideias e produtos descartáveis. Seja para estudá-la, ampliá-la ou mesmo criticá-la, esta obra tem como um de seus inegáveis méritos desafiarem o leitor a encontrar novas vertentes para um campo tão antigo e basilar da ciência geográfica.

O livro custa em média R$ 75,00 reais. Esperamos que tenham gostado da coluna dessa semana um abraço e até a próxima.
A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo
Joseph Addison.

POSTADO POR J.R. OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.