Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

A Formação dos Furacões – “O maior evento Atmosférico”

Foto reprodução/Google
Se você acha que o tornado é o evento atmosférico mais violento que pode ser produzido pelo sistema climático da terra, com certeza podemos lhe assegurar que o furacão é certamente o maior.
O tamanho real de um furacão varia de acordo com a tempestade, mas é de pelo menos alguns quilômetros de diâmetro. Os ventos de um furacão podem ultrapassar os 160 quilômetros por hora. Um furacão uma vez formado pode durar por dias ou semanas.

 Ciclones

Os furacões são classificados como ciclones tropicais, o que também inclui os tufões. Um ciclone tropical gerado na linha costeira dos Estados Unidos é denominado um furacão, enquanto que a mesma tempestade formada no Pacifico Setentrional é chamada de tufão. Por fim, se está tempestade se formar no Pacifico Sul é chamada de ciclone.

O nascimento dos ciclones tropicais

Os furacões iniciam sua formação como fortes tempestades tropicais resultantes de um talvegue de baixa pressão de grande altitude. Acredita-se que a depressão tropical se forme muito próxima do equador, onde pode coletar grande quantidade de energia das águas aquecidas do oceano.
A estação dos ciclones tropicais dura aproximadamente seis meses; e sua ocorrência difere entre os hemisférios. Em virtude do retardo térmico isto ocorre alguns meses após o início do verão naquela região. No atlântico Norte a estação dos furacões duram entre Setembro e Novembro.

Referências

TORMENTAS: TEMPO VIOLENTO – capitulo 14: furacões: - o maior evento atmosférico.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.