Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

A climatologia e a Meteorologia: A diferença entre tempo e Clima

Usualmente é feita uma distinção entre tempo e clima, assim como é feita entre a meteorologia e a climatologia. Segundo Ayoade (2004) “A meteorologia é definida como a ciência da atmosfera e está relacionada ao estado físico da atmosfera e às interações entre eles e a superfície terrestre subjacente”, enquanto que a Climatologia é o estudo cientifico do clima.
Embora exista uma semelhança entre os conteúdos dessas duas ciências os profissionais dessa área –climatólogo e o meteorologista – utilizam metodologias diferentes.

O TRABALHO DO METEOROLOGISTA – O meteorologista utiliza as leis da física clássica e as técnicas matemáticas em seu estudo de processos atmosféricos.
O TRABALHO DO CLIMATÓLOGO – O climatólogo utiliza principalmente técnicas estatísticas quando retira informações a respeito do clima a partir das informações disponíveis sobre o tempo.

A diferença entre tempo e clima
tempo pode ser entendido como o estado médio da atmosfera numa dada porção de tempo e em determinado lugar. No estudo do clima observam-se as características da atmosfera inferidas de observações continuas durante um longo período de aproximadamente 30-35 anos.


Pronto. Agora você já sabe diferenciar tempo e clima qualquer duvida deixe um comentário aqui no blog ou na página do facebook.



Esta página foi modificada por último no dia 19 de julho de 2015
Postado por Ronaldo Silva

4 comentários:

  1. tempo = situação do momento
    clima = definido com a coleta de dados de 30 anos

    ResponderExcluir
  2. quais as principais diferenças etre meteorologia e climatologia

    ResponderExcluir
  3. quais as principais diferenças etre meteorologia e climatologia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A meteorologia estuda a dinâmica atmosférica de imediato, ou seja, como a atmosfera está se comportando naquele momento, enquanto que a climatologia estuda os fenômenos atmosféricos a longo prazo.

      Excluir

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.