Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Dicas de aula – Usando filmes como recurso didático

Uma forma de ajudar os alunos a compreender melhor o conteúdo é utilizar filmes (documentários, animações) como recurso didático. Eles podem tornar a aula menos teórica, os contextualizando de forma mais dinâmica. Obviamente que escolher um desses materiais deve ser uma tarefa realizada com cuidado observando se a temática trabalhada se encaixa no que esta sendo abordado em sala de aula.

Hoje trouxemos um exemplo claro para os professores que forem trabalhar o conteúdo da pré-história. O filme “Os croods” é uma animação dos estúdios DreamWorks que mostra o cotidiano de uma família pré-histórica que descobre um mundo além das cavernas, de forma descontraída os personagens percorrem vários cenários e aprendem a utilizar mais a inteligência em vez da força bruta.


Capa do filme os Croods
A animação mostra como os personagens interagem com a natureza selvagem que os cerca tentando sobreviver a todo custo. O ponto alto do filme são as relações pessoais entre os indivíduos que oscilam entre o “medo do novo” e a vontade de viver intensamente, saindo da caverna para o mundo.
É importante ressaltar que um filme ou algo do gênero deve ser repassado mediante uma explicação introdutória, tendo em vista que alguns elementos podem não ser capitados devidamente pelos alunos, outro ponto a ser destacado é que no caso das animações muito do que é mostrado tem um tom de exagero ou cômico.


Por Ronaldo Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.