Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Ramsés II - O Faraó construtor

O faraó guerreiro
O faraó Ramsés II, reinou em 1301-1235 a.C.), terceiro governante da XIX Dinastia, filho de Seth I.(segundo a bíblia,o faraó Seth ordenou que todos os bebês hebreus do gênero masculino fossem atirados nas águas do nilo).

Durante seu reinado construiu-se o templo de Abu Simbel erguido na margem oeste do rio Nilo, entre a primeira e a segunda catarata do Nilo, Abu Simbel é um dos sítios arqueológicos mais famosos do Egito.

Ele contém dois templos, esculpidos numa montanha, o maior dos dois contém quatro estátuas colossais de Ramsés II sentado na sua entrada, cada uma com cerca 21 metros de altura. Além disso, Ramsés foi responsável pela conclusão do grande vestíbulo hipostilo do templo de Amón, de Karnak.

Abu Simbel

ESPECIAL - 

A mais célebre das grandes esposas reais, a rainha Nefertari,
O faraó Ramsés à amou mais do que a qualquer outra. A ela é, de fato, dedicado o pequeno templo de Abu-Simbel na sua qualidade de "Nefertari, para que o sol se erga".
Esta grande dama, senhora do Alto e do Baixo Egito, que exercia a sua soberania sobre os países estrangeiros, morreu pelo ano 30 do reinado. Seu túmulo escavado no Vale das Rainhas é pura obra-prima, tanto em termos de concepção como de execução. Uma escadaria conduz a sala hipóstila, depois uma outra leva a sala do sarcófago, com quatro pilares. Lá vemos a rainha jogando senet (o antepassado do nosso jogo de dama) com o invisível. O que está em jogo é o destino da alma. Divindades como Neith, padroeira da tecelagem, Serket, a deusa-escorpião Isis e seu fiho Hórus, vêm em seu auxilio para que ela avance nos caminhos do Além.

 O Governo de Ramsés II

Sem dúvida, em poucos reinados o Egito foi tão prospero como no governo de Ramsés. Acredita-se que ele tenha vivido 90 anos e governo o 67 . Neste tempo, ele expandiu suas fronteiras e fundou uma nova capital no norte do Egito, Pi-Ramsés, cobriu o seu país e a Núbia (atual Sudão) de monumentos aos deuses e estabeleceu uma paz no reino de cerca de 50 anos. O mais bem-sucedido faraó entre os "deuses vivos" teve tempo de ter oito rainhas – das quais Nefertari era a preferida –, mais de uma centena de esposas secundárias e concubinas e quase 200 filhos. Alguns pesquisadores acreditam que ele foi realmente o faraó citado no livro do Êxodo do antigo testamento, o que viu cair sobre o Egito as 10 pragas enviadas por Deus para que seu povo - Hebreus - fosse libertado da escravidão.

 
Múmia de Ramsés II, no Museu do Cairo























Referências:
História do mundo - visitado em 22 de outubro de 2015 às 08:31
História -  visitado em 22 de outubro de 2015 às 08:31
Crédito das Imagens:
Múmia de Ramsés II. Egito: Terra dos Faraós. Coleção Civilizações Perdidas. Rio de Janeiro: Abril Coleções, 1998, pag. 8. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.