Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

20 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Foto:sindiquimicos
No dia 20 de Novembro é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra. O feriado foi instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, mas que não obriga que ela seja feriado. Isso significa que ser feriado ou não vai variar de cidade para cidade. O Dia da Consciência Negra é um feriado em mais de 800 cidades brasileiras a ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Propositalmente, a data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares"(foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial), em 1695. Dessa forma, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para trabalharem no solo brasileiro (1549).
No país, existem algumas entidades como o Movimento Negro (conjunto dos diversos movimentos sociais afro-brasileiros) que procura conscientizar a população para dizer não ao preconceito racial, além de oferecer palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras para que elas desenvolvam em si mesmas a consciência e o orgulho de pertencer a essa raça.
Saiba mais - O que foram os Quilombos?
É uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.


Referências

Lei nº 12.519 - disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/.../Lei/L12519.htm

__________________________
Autor - J.R.OLIVEIRA
Fale conosco: contatoobshistoricogeo@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.