Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

CICLO HIDROLÓGICO

Ciclo Hidrológico ou da água - Clique para ampliar
O movimento continuo da água na natureza é chamado de ciclo hidrológico,ou ciclo da água. Esse movimento é sustentado pela força da gravidade e pela energia do sol, que provocam a evaporação da água presente nos continentes e nos oceanos. Na atmosfera, ela passa do estado gasoso para o liquido ou sólido – como acontece nas chuvas de granizo – e ainda na forma de orvalho e neve.  

Quando a água é precipitada nos continentes, ela pode tomar diferentes destinos:
  • Quando a água se infiltra no solo ou nas rochas, ela pode formar aquíferos, ou ressurgir na superfície na forma de nascentes e alimentar rios e lagos.
  • Quando o processo de escoamento é maior que a absorção do solo ela pode acumular-se originando lagos.
  • Quando ela é absorvida pelos animais e plantas a água evapora para atmosfera por meio do processo conhecido como evapotranspiração.
  • Nos pólos, a água se acumula na forma de gelo devido à ausência de calor naquela região do planeta. Além disso, ela se acumula nessa forma nos cumes das montanhas.

A água que circula no planeta nunca irá acabar, pois, ela está neste processo constantemente.
A ciência que estuda a água chama-se Hidrologia. Está ciência estuda a ocorrência de água em determinados locais, sua circulação, propriedades físicas, leis e fenômenos que interagem com o meio ambiente.
Para se estudar os recursos hídricos do planeta é importante ter um embasamento teórico da influencia do clima, do relevo, da geologia etc. A água está distribuída em grande quantidade nos oceanos, posteriormente nas geleiras, depois no subsolo, rios e lagos e por fim na atmosfera.

LEITURA RÁPIDA

Água nos Oceanos - Água retorna em grande parcela pela precipitação e em menor pelo desaguamento dos rios e fluxos subterrâneos.
Águas subterrâneas - É toda água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros ou vazios intergranulares das rochas sedimentares, ou fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas.


Referências 
MMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.