Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

FATORES DETERMINANTES DO CLIMA

Os fatores determinantes são aqueles que influenciam o clima de uma determinada região ou continente. Nesse artigo, iremos conhecer os principais fatores que fazem com que nosso planeta apresente uma variedade de climas. Como mencionamos anteriormente, os continentes apresentam variações climáticas que podem determinar quais as características que irão se manifestar naquele recorte espacial.
Entre os grandes continentes do nosso planeta, podemos citar o Continente Americano que apresenta uma extensão no sentido Norte e Sul, o que o leva a apresentar uma variação climática que vai desde o clima equatorial até o frio de montanha. 

O que leva o continente Americano apresentar essas variações climáticas?
Essas variações climáticas ocorrem graças a influência dos fatores que determinam o clima como a latitude, o relevo, as Massas de ar e de água que atuam em determinada região do continente. Primeiro vamos entender qual o papel da latitude no Clima.
 A latitude indica a posição de determinada área medida em graus, ou seja quanto mais distante do equador maior será a latitude e consequentemente mais frio e quanto mais perto do equador menor será a latitude e consequentemente mais quente, isso ocorre pelo fato que não recebemos o raios solares com a mesma intensidade em todas as áreas do planeta.
 O Relevo influencia no clima a partir da variação de altitude, pois em áreas próximas a costa que apresentam o nível igual ou próximo ao do mar a temperatura tende a ser mais alta, enquanto que em áreas mais elevadas como nas serras e nos planaltos a temperatura é mais baixa. Além disso, o relevo também pode influenciar no regime de chuvas quando forma uma espécie de barreira natural impedindo que as massas de ar adentrem no interior do continente como ocorre em alguns estados no Nordeste.
As Massas de ar também exercem influência no clima. Quando formadas próximos aos oceanos elas se tornam úmidas e levam para áreas onde costumam atuar chuvas. Quando se formam nas altas latitudes (nas regiões dos polos) elas são frias e derrubam a temperatura das áreas por onde passam, como ocorre na Patagônia e no Sul do Brasil. Além de úmida e fria elas também podem ser secas, pois isso ocorre quando elas se formam no interior do continente.
Por fim, as Massas de água vão influenciar na continentalidade que é um fator climático relacionado à distância do oceano (enquanto mais distante do oceano mais quente e seco será) e a maritimidade está relacionado à proximidade de mares e oceanos (maior será a umidade do ar e o índice pluviométrico).


POSTADO POR RONALDO OLIVEIRA
PÓS GRADUANDO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
GRADUADO EM GEOGRAFIA
FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROEXTRATIVISMO
FUNDADOR DO BLOG OBSERVATÓRIO HISTÓRICO GEOGRÁFICO,( PROJETO INICIADO EM 2014) .TRABALHA COM TEMAS RELACIONADOS A TERRITORIALIDADES EM ESPAÇOS PÚBLICOS (GEOGRAFIA URBANA) E METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.