Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

MUDANÇAS NA BNCC - HISTÓRIA ANOS FINAIS

O ensino de História, assim como o de outras áreas do conhecimento passaram por uma revisão e agora devem ser ministrados conforme as indicações da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. De modo geral, podemos dizer que além de reestruturar os conteúdos a serem trabalhados em cada ano do Ensino Fundamental ela também procurou contemplar dois pontos: 
1º Que os estudantes aprendam a relacionar fatos passados com o presente;
2º Que possam desenvolver uma visão crítica dos fatos.   
De acordo com a Base, é preciso que o ensino de história ultrapasse a “contemplação” de fatos históricos e passe a ser um instrumento a serviço de um discernimento maior sobre as experiências humanas e das sociedades em que se vive. A nova proposta também traz em suas habilidades um olhar maior sobre a influência dos povos indígenas e africanos.

OS PRINCIPAIS PONTOS DA BNCC

1° Os alunos adquirem uma postura ativa
Destaca a análise da história em cinco pontos:
Identificação: reconhecer o que está sendo estudado.
Comparação: relacionar diferentes fatos para compreender o contexto..
Contextualização: aluno deve identificar o momento em que uma circunstância histórica é analisada e as condições específicas daquela realidade.
Interpretação: todos devem ser capazes de levantar hipóteses e desenvolver argumentos acerca de fatos históricos de maneira a estimular o posicionamento crítico
Análise:através da analise o aluno passará a compreender o fato em questão numa perspectiva mais ampla veificando diversos aspectos que juntos formam um todo.

2° Pensamento crítico
O pensamento crítico é a chave para compreender como os acontecimentos históricos aconteceram, por que aconteceram e quais as implicações e lições que podem ser aprendidas no presente. O debate de ideias e opiniões é a chave para a desenvolver uma aprendizagem rica e plural.

3º DIVERSIDADES DE FONTES A SEREM UTILIZADAS
É essencial que o professor diversifique suas fontes em sala de aula para que os alunos tomem contato e possam assim construir o conhecimento.

HISTÓRIA NA BASE: ANOS FINAIS

Os Anos Finais seguem um conteúdo cronológico dividido em:
6º ano: Antiguidade e Idade Média (trabalhado anteriormente no 7ano)
7º ano: Idade Moderna, colonização da América
8º ano: Séculos XVIII e XIX, Brasil dos movimentos separatistas ao Segundo Reinado
9º ano: Século XX e XXI, Brasil da Primeira República até hoje.

No próximo artigo abordaremos as mudanças ocorridas em Geografia anos finais do Ensino Fundamental.

Fontes consultadas:
BNCC 2018 disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

POSTADO POR RONALDO OLIVEIRA
PÓS GRADUANDO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
GRADUADO EM HISTÓRIA
GRADUADO EM GEOGRAFIA
AGRO EXTRATIVISTA
FUNDADOR DO BLOG OBSERVATÓRIO HISTÓRICO GEOGRÁFICO,( PROJETO INICIADO EM 2014) .TRABALHA COM TEMAS RELACIONADOS A TERRITORIALIDADES EM ESPAÇOS PÚBLICOS (GEOGRAFIA URBANA) E METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.