Páginas

Chuva Artificial - O bombardeamento de nuvéns

Pode parecer estranho mais ela existe. Embora sua eficácia seja alvo de muita controversa e polêmicas quanto aos possíveis impactos que ela poderia trazer ao meio ambiente.

Como a nucleação natural  ocorre?

Como a chuva acontece na natureza? O vento passa sobre o mar, e recolhe a água evaporada na forma de gotas muito pequenas. Como o vento se levanta no ar, as temperaturas caem, fazendo com que algumas dessas gotas se condensem. Esta porção maior, atrai mais gotas de água, e assim por diante; Este processo é chamado de nucleação. Quando as gotas de água atingem cerca de 0,1 mm de espessura, e não podem mais flutuar no ar. Elas caem em direção ao chão na forma de chuva.

A chuva artificial (nucleação artificial)

Chuva Artificial - Avião Pulverizando NuvensÀs vezes essas gotas não ficam “frias” o bastante numa nuvem para que a nucleação ocorra. Mas, se quisermos provocar chuva nessa nuvem, teremos de criar zonas onde a nucleação possa ocorrer. Isto é feito através de um método chamado de semeadura de nuvens ou bombardeamento de nuvens, que consiste em bombardear a nuvem com algum agente aglutinante provocando uma espécie de chuva artificial.

Técnicas de Chuva Artificial

A primeira chuva artificial foi provocada em novembro de 1946 pelo engenheiro norte-americano Vicent J. Schafer, funcionário da General Eletric. A Técnica mais popular à nível mundial consiste em bombardear a nuvem com minúsculas partículas de iodeto de prata por meio de um avião.

Por vezes, o dióxido de carbono sólido (gelo seco) é utilizado, uma vez que é mais barato ou até mesmo água pura. As partículas atraem as gotas de água dentro da nuvem, causando um aumento no conjunto de moléculas de água, em um determinado momento há a formação de gotas de água que começam a se precipitar sob influência de seu próprio peso. Começa então a chuva artificial.
Também é utilizado cloreto de sódio (sal de cozinha) devido a suas propriedades hidrostáticas, pó de carvão, ou até mesmo água na forma líquida para causar a aglutinação.

Polemicas e Possíveis Impactos da Chuva Artificial

chuva artificial tem algumas conseqüências indesejadas. A utilização de iodeto de prata provoca uma grande quantidade de prata nas chuvas sobre a paisagem. Se a semeadura de nuvens é feita durante muitos anos em um lugar, esta prata começa a se acumular em organismos vegetais e animais. Muita prata no organismo leva a uma condição chamada argyria, onde a pele e os olhos ficam um tom azulado.
iodeto de prata é uma substância química perigosa, e pode causar anemia, fraqueza e perda de peso. Assim, o trabalhador deve estar totalmente protegido ao manusear iodeto de prata.
Outro ponto preocupante, é que mesmo sem a utilização de produtos tóxicos, alterar o clima possa trazer consequências imprevisíveis no meio ambiente.

Controversas quanto sua eficácia.

Há muitos defensores do método, que já teve usos famosos, como em 2008, quando nos Jogos Olímpicos de Pequim, uma grande quantidade de partículas foi pulverizada em nuvens para que chovesse antes, e não durante, as provas esportivas.
No Brasil há diversos relatos sobre tentativas, tanto falhas, quanto bem sucedidas de criação de chuva artificial, porém a opinião dos especialista ainda diverge muito.
“Esse artifício só faz chover em nuvens que já tenham vapor d’água em quantidade suficiente. Isso quer dizer que ele não produz chuva. No máximo, pode acelerar uma” -Meteorologista Augusto José Pereira Filho, da Universidade de São Paulo (USP)
“No sertão, a umidade do ar não consegue subir e levar vapor para as nuvens. Aparentemente, não adianta bombardear, mas seria preciso uma avaliação com equipamentos meteorológicos de última geração para dar uma resposta definitiva” - Meteorologista David Ferran Moncunill, da Funceme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.