Páginas

Nova espécie de dinossauro herbívoro é descoberta na Venezuela

Paleontólogos da Suíça e do Reino Unido descobriram um novo gênero e espécie de dinossauro herbívoro que viveu no que hoje é a Venezuela durante o Jurássico Inferior, cerca de 200 milhões de anos atrás.
O dinossauro recém-descoberto, chamado Laquintasaura venezuelae, pertence aos ornithischians (caracterizados pelo focinho em forma de bico e pela estrutura da pélvis (bacia) que se assemelha à das aves) – um grupo que inclui espécies como o Stegosaurus e o Iguanodon.

É o primeiro dinossauro encontrado no norte da América do Sul. Até agora, os paleontólogos supunham que a região era desabitada por dinossauros.
Novo dinossauro herbívoro é descoberto na Venezuela
Ossos fósseis de pelo menos quatro indivíduos do Laquintasaura venezuelae foram recuperados a partir da Formação La Quinta, nos Andes venezuelanos.
A espécie era do tamanho de um cachorro pequeno, com cerca de 1 metro de comprimento, e andava sobre duas patas traseiras.
Ele vivia em pequenos grupos e era herbívoro. Pontas curvas e longas em alguns dos seus dentes sugerem que ele também comia insetos ou outras presas pequenas.
“Laquintasaura venezuelae viveu logo após a grande extinção no final do Período Triássico, mostrando que os dinossauros se recuperaram rapidamente após este evento”, disse o Dr. Paul Barrett, do Museu de História Natural, em Londres, Reino Unido. 
Fonte: Sci-news

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.