Um combate brutal que só
terminava quando um dos guerreiros caísse morto ou ficasse impossibilitado de
prosseguir com a luta.
Gladiador com traje especial lutando contra
leão.
Imagem: autor desconhecido.
|
Os gladiadores eram
lutadores –geralmente de origem escrava – que eram treinados para lutarem em
grandes arenas, a mais famosa delas foi o Coliseu de Roma construído por ordem do imperador Vespasiano e
concluído, durante o governo de seu filho Tito.
Rodeados
por uma platéia sedenta por este tipo de espetáculo os gladiadores lutavam entre si, utilizando
diversos tipos de armas como, espadas, escudos, tridentes, lanças, redes entre
outros. Algumas vezes, eles tinham que enfrentar animais selvagens como tigres,
leões... e se acumulassem muitas vitórias, tornavam-se heróis aclamados pelo
povo.
Os que conseguiam esse feito
se tornavam verdadeiras “celebridades” em Roma e ganhavam muito dinheiro e se
desejassem poderiam até deixar a carreira de lutador e eram amparados
financeiramente pelo Império.
No cinema o filme Gladiador (Ano: 2000)
Dirigido por Ridley Scott abordou alguns temas como política na Roma Antiga, vida dos gladiadores e imperadores romanos como plano de fundo para contar a história de um General Romano que se tornara um gladiador depois de ser vitima de um plano macabro arquitetado pelo filho do então Imperador.
Dirigido por Ridley Scott abordou alguns temas como política na Roma Antiga, vida dos gladiadores e imperadores romanos como plano de fundo para contar a história de um General Romano que se tornara um gladiador depois de ser vitima de um plano macabro arquitetado pelo filho do então Imperador.
Curiosidades:
- Acredita-se que o nome “gladiador” é proveniente da palavra “gládio”, que eram as espadas utilizadas pelos escravos durante a batalha.
- Quando um golpe fatal era dado, um auxiliar caracterizado como Caronte (barqueiro mitológico responsável por carregar as almas para o inferno) entrava para pegar o corpo e a saída acontecia pela Porta Libitinensis, em homenagem a Libitina, deusa romana da morte.
- Não era só a plebe que aproveitava deste tipo de entretenimento. Alguns Imperadores eram verdadeiros fãs dessas batalhas, patrocinando o evento e tomando total poder sobre o segmento da guerra.
- Para que não houvessem injustiças ou desvantagens, os gladiadores eram divididos por categorias definidas em: trácios, murmillos, retiários, secutores e dimachaeri.
POSTADO POR REDAÇÃO DO OBSERVATÓRIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.