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AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE MEDIEVAL

 INTRODUÇÃO

A Idade Média foi um período da história da humanidade ocorrido entre os séculos V d.C. e XV d.C. marcado pela dominação teocêntrica da Igreja e pelos laços de fidelidade.  Entre os séculos V e X, (Alta Idade Média) os germânios ocuparam as antigas terras do império carolíngio dando início a formação do feudalismo. A partir do século XI ao século XV, ocorre a consolidação do feudalismo e posteriormente a sua declinação. Essa fase ficou conhecida como Baixa Idade Média. 



PRINCIPAIS CARACTERISTICAS

Com a desintegração do Império Carolíngio, a população das cidades migrou para as áreas rurais e passou a cultivar as terras dos senhores. Os reis juntamente com os proprietários de terras utilizavam a vassalagem para firmar acordos. Esses acordos eram formalizados por meio de uma cerimônia conhecida como homenagem.

Nessa cerimônia, o Suserano, fazia a doação do benefício caracterizado principalmente pela doação de vários utensílios ao Vassalo que jurava fidelidade ao Suserano. A partir do século XI, o benefício passou a se chamar feudo, que significa “bem doado em troca de algo”, daí a origem do termo “feudalismo”.

Nesse acordo o doador – suserano – tinha a obrigação de proteger o vassalo, que, em troca, o auxiliava em diversos assuntos. O objetivo central era o lucro e o apoio militar caso ocorra ataques. Os vassalos que recebiam os feudos se tornavam senhores feudais. Com o tempo, os próprios vassalos passaram a doar benefícios a outros aristocratas e se tornaram senhores de seus vassalos.

Na Idade Média, a terra era a riqueza mais importante, por esse motivo, os feudos sofreram algumas divisões como:

  • Manso senhorial. Eram as melhores terras. Nela, servos e escravos trabalhavam gratuitamente no cultivo de alimentos e nos serviços domésticos.

·        Manso servil. Terra destinada aos camponeses.

·         Terras comunais. Eram os pastos e bosques.

·         No centro do feudo estava localizado um castelo, local onde habitava o senhor feudal e sua família.

A SOCIEDADE FEUDAL

A sociedade Feudal estava dividida em três grupos sociais com diferentes funções:

·         Havia os integrantes do clero que eram membros da igreja. Possuíam terras, poder político e ideológico.

·         A Nobreza – eram proprietários de terras e tinham poder político.

·         Os servos eram encarregados de garantir o sustento de toda a sociedade. Não tinham terras nem poder político.

No topo da sociedade Feudal estava o rei que segundo a mentalidade da época recebia esse título por vontade divina. Seus poderes se tornarão absolutos a partir da formação dos Estados Nacionais.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS 

1. (Enem 2018) Então disse: “Este é o local onde construirei. Tudo pode chegar aqui pelo Eufrates, o Tigre e uma rede de canais. Só um lugar como este sustentará o exército e a população geral”. Assim ele traçou e destinou as verbas para a sua construção, e deitou o primeiro tijolo com sua própria mão, dizendo: “Em nome de Deus, e em louvor a Ele. Construí, e que Deus vos abençoe”.

AL-TABARI, M. Uma história dos povos árabes. São Paulo: Cia. das Letras. 1995 (adaptado).

A decisão do califa Al-Mansur (754-775) de construir Bagdá nesse local orientou-se pela

a) disponibilidade de rotas e terras férteis como base da dominação política.

b) proximidade de áreas populosas como afirmação da superioridade bélica.

c) submissão à hierarquia e à lei islâmica como controle do poder real.

d) fuga da península arábica como afastamento dos conflitos sucessórios.

e) ocupação de região fronteiriça como contenção do avanço mongol.

 

2. (Enem 2015) No início foram as cidades. O intelectual da Idade Média – no Ocidente – nasceu com elas. Foi com o desenvolvimento urbano ligado às funções comercial e industrial – digamos modestamente artesanal – que ele apareceu, como um desses homens de ofício que se instalavam nas cidades nas quais se impôs a divisão do trabalho. Um homem cujo ofício é escrever ou ensinar, e de preferência as duas coisas a um só tempo, um homem que, profissionalmente, tem uma atividade de professor e erudito, em resumo, um intelectual – esse homem só aparecerá com as cidades.

LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010

O surgimento da categoria mencionada no período em destaque no texto evidencia o(a)

a) apoio dado pela Igreja ao trabalho abstrato.

b) relação entre desenvolvimento urbano e divisão de trabalho.

c) importância organizacional das corporações de ofício.

d) progressiva expansão da educação escolar.

e) acúmulo de trabalho dos professores e eruditos.

3. (Enem 2009) A Idade Média é um extenso período da História do Ocidente cuja memória é construída e reconstruída

segundo as circunstâncias das épocas posteriores. Assim, desde o Renascimento, esse período vem sendo alvo de

diversas interpretações que dizem mais sobre o contexto histórico em que são produzidas do que propriamente sobre o Medievo.

Um exemplo acerca do que está exposto no texto acima é

a) a associação que Hitler estabeleceu entre o III Reich e o Sacro Império Romano Germânico.

b) o retorno dos valores cristãos medievais, presentes nos documentos do Concílio Vaticano II.

c) a luta dos negros sul-africanos contra o apartheid inspirada por valores dos primeiros cristãos.

d) o fortalecimento político de Napoleão Bonaparte, que se justificava na amplitude de poderes que tivera Carlos Magno.

e) a tradição heroica da cavalaria medieval, que foi afetada negativamente pelas produções cinematográficas de Hollywood.

4. (Enem 2014)

Sou uma pobre e velha mulher,

Muito ignorante, que nem sabe ler.

Mostraram-me na igreja da minha terra

Um Paraíso com harpas pintado

E o Inferno onde fervem almas danadas,

Um enche-me de júbilo, o outro me aterra.

VILLON. F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC.

1999.

Os versos do poeta francês François Villon fazem

referência às imagens presentes nos templos católicos

medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas

com o objetivo de

a) refinar o gosto dos cristãos.

b) incorporar ideais heréticos.

c) educar os fiéis através do olhar.

d) divulgar a genialidade dos artistas católicos.

e) valorizar esteticamente os templos religiosos.








 GABARITO


1 – A

2 -  B

3 – A

4 – C 





POSTADO POR RONALDO OLIVEIRA
PÓS GRADUADO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
GRADUADO EM HISTÓRIA
GRADUADO EM GEOGRAFIA 
AGRO EXTRATIVISTA

FUNDADOR DO BLOG OBSERVATÓRIO HISTÓRICO GEOGRÁFICO,( PROJETO INICIADO EM 2014) .TRABALHA COM TEMAS RELACIONADOS A TERRITORIALIDADES EM ESPAÇOS PÚBLICOS (GEOGRAFIA URBANA) E METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA

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