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QUIZ - REVOLUÇÃO FRANCESA

Teste seus conhecimentos sobre a revolução Francesa. Anote as alternativas em uma folha e no final, veja quantas questões você acertou. 


 1 - Na França, existiam aproximadamente 25 milhões de pessoas, que estavam divididas hierarquicamente em três camadas:

a) o primeiro estado, segundo estado, terceiro estado

b) palaciana, togada, provincial

c)a nobreza, o clero, a burguesia

 

2- Na sociedade francesa o clero representava a igreja e fazia parte:

a) do primeiro estado

b) do segundo estado

c)do terceiro estado

 

3- a nobreza, os reis e o clero não exerciam nenhuma atividade produtiva, ou seja, levavam uma vida de festas. nesse período existiam três tipos de nobreza:

a) provincial, judicial, togada

b) tradicional, palaciana, pentecostal

c)togada, palaciana, provincial

 

4 - Na fase da assembleia nacional constituinte foram abolidos na França:

a)a monarquia, o pagamento de impostos e os privilégios da nobreza

b)a servidão, os dízimos e os privilégios do clero e da nobreza.

c)as camadas sociais e a monarquia absolutista.

 

5 - O lema da revolução francesa foi:

a) diversidade, igualdade e humanismo

b) igualdade, fraternidade e pluralidade

c)liberdade, igualdade e fraternidade

 

6 - Qual o objetivo do bloqueio continental ordenado por napoleão Bonaparte?

a)minar as forças econômicas portuguesas

b)minar as forças econômicas da Inglaterra

c)proibir o comércio com o oriente

 

7 - Podemos dividir o processo da revolução francesa em:

a) duas partes (assembleia nacional constituinte e diretório).

b) quatro partes (a.n. constituinte, monarquia constitucional, convenção nacional, diretório)

c)duas partes (monarquia constitucional e diretório)

 

8 - A queda da bastilha representou?

a) a derrubada da aristocracia francesa

b) a derrubada do poder absolutista monárquico

c)a derrubada do governo dos jacobinos

 

9 - As fases do governo de napoleão foram:

a)18 Brumário e império

b) diretório e império

c)consulado e império

 

10 - Na fase moderada, período que vai do início da revolução, até a proclamação da república francesa três grupos políticos começaram a se destacar:

a) eram os girondinos, os refratários e a planície 

b) eram os jacobinos, girondinos e a planície

c)eram os jacobinos, os clérigos e a planície


GABARITO: (1- A)  (2 – A) (3 – C) (4 – B) (5 – C) (6 – B) (7 – B) (8 – B) (9  - C) (10 – B)


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SITE DIVULGA OS PRINCIPAIS CIENTISTAS DE ECOLOGIA E EVOLUÇÃO DO BRASIL

O Resech.Com um dos principais sites de pesquisa em Ecologia e Evolução publicou uma lista dos principais cientistas das respectivas áreas do Brasil. A maioria ligados a Universidades e Institutos públicos, assim como, algumas Fundações.  



O ranking contém valores de índice h, publicações e citações coletados em 6 de dezembro de 2021. No topo da lista estão os pesquisadores:  Philip M. Fearnside (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Brasil) Índice H 88, Citações 28.749 e 275 publicações, em segundo lugar temos Luiz EOC Aragão (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil) Índice H 73, Citações 22.747 e 258 publicações. Em terceiro aparece José Alexandre F. Diniz-Filho da (Universidade Federal de Goiás, Brasil) índice H 70, Citações 20.166 e 292 publicações.

A lista completa conta com 81 pesquisadores de vários estados brasileiros e pode ser conferida na integra no site Resech.com. Essa é mais uma evidência da importância dos investimentos destinados as instituições responsáveis por pesquisas no Brasil.

Fonte: research 

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JAMES WEBB E SUAS POSSIBILIDADES

Com o objetivo de ampliar os estudos sobre às origens do Universo, à agência espacial norte-americana, lançou no dia 25 de dezembro de 2021 o telescópio espacial James Webb, um projeto que custou 8,8 bilhões de dólares e promete ser mais potente que o famoso Hubble. A intenção dos pesquisadores é investigar o espaço enquanto mantém sua órbita com o Sol, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, ultrapassando a distância do Telescópio Hubble, que está funcionando a 600 km de altitude desde 1990.




O telescópio funciona no infravermelho que possibilita enxergar objetos sob uma perspectiva que ainda não havia sido explorada. A NASA construiu o James Webb como um gigante refletor de luz. Antes de entrar em funcionamento, o telescópio passou por um processo de ajuste remoto dos seus 18 espelhos para que o objeto observado formasse uma única imagem.  

Para realização do teste, Webb focou a estrela 2MASS J17554042+6551277. Um filtro vermelho foi usado para mostrar o contraste. A capacidade de observação do Webb é tão sensível que galáxias e estrelas individuais também podem ser vistas atrás da estrela na imagem.

FOTO: WikipédiaTelescópio Espacial James Webb

O telescópio recebeu esse nome em homenagem a um importantíssimo ex-funcionário da agência norte-americana.  Muitos o consideram um dos melhores diretores que a NASA já teve, pois sob sua direção conquistou-se um dos projetos mais impressionantes da história: o pouso do homem na Lua.

Fonte: Nasa


POSTADO POR RONALDO OLIVEIRA
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FUNDADOR DO BLOG OBSERVATÓRIO HISTÓRICO GEOGRÁFICO,( PROJETO INICIADO EM 2014) .TRABALHA COM TEMAS RELACIONADOS A TERRITORIALIDADES EM ESPAÇOS PÚBLICOS (GEOGRAFIA URBANA) E METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA

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PRIMEIRA CIRCUM-NAVEGAÇÃO BRASILEIRA E PRIMEIRA MISSÃO DO BRASIL À CHINA (1879 - 1883)

 Autores: Marli Cristina Scomazzon e Jeff Franco

Editora: Dois Por Quatro

Número de páginas: 360

Formato: 18 x 24 cm

ISBN: 978-85-69609-43-8

 

Já está disponível o livro sobre a primeira volta ao mundo feita por navio e tripulação brasileira e os bastidores da primeira missão diplomática brasileira à China, fatos ocorridos entre 1879 e 1883

 

O feito de tão arriscada viagem coube à Marinha do Brasil com 197 homens - 22 oficiais, 126 marinheiros imperiais, 15 foguistas e 21 soldados navais. Muitos marinheiros acabaram ceifados por enfermidades como o beribéri. Alguns, desertaram e outros não puderam voltar com a guarnição, pois permaneceram hospitalizados. A viagem de volta ao mundo durou 430 dias, sendo 268 de viagem e 162 nos portos e foi comandada pelo capitão de fragata Júlio César de Noronha.

 

O navio carregou consigo também a primeira missão diplomática brasileira que por três anos buscou um acordo para trazer ao Brasil mão de obra chinesa. A missão, cercada de polêmica no Brasil e no mundo, teve como enviados extraordinários o diplomata Eduardo Callado e o contra-almirante Arthur Silveira da Motta, futuro barão de Jaceguai.

 

Marli Cristina Scomazzon e Jeff Franco, coautores das obras A Caminho do Ouro – norte-americanos na Ilha de Santa Catarina (2015) e História Natural da Ilha de Santa Catarina: o códice de Noronha (2017), fizeram pesquisas em diversos arquivos brasileiros e de outros países para coletar documentos, fotografias e ilustrações para o livro, que aborda um tema até agora inédito. A obra foi editada pela Dois Por Quatro Editora, de Florianópolis-SC.

 

“Nossa proposta foi recuperar uma aventura levada com heroísmo por centenas de marinheiros anônimos, alguns dos quais até perderam a vida. A viagem é um episódio da história brasileira que estava escondido em vários repositórios. Em outros arquivos foi possível recuperar os registros da primeira missão brasileira à China, envolvendo uma grande polêmica, o que é um exemplo de como os fatos evoluem na crônica da vida política do nosso país”, explicam os autores. “Escrevemos este livro com muito entusiasmo por recuperar um tema até então inédito, uma parte interessante da memória nacional e também por ser uma história repleta de curiosidades”.

 

O livro pode ser adquirido em https://www.doisporquatro.com/primeira-circum-navegacao-brasileira-e-primeira-missao-do-brasil-a-china-1879

 





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OBSERVANDO O RECIFE ANTIGO


Recife antigo


O Recife Antigo é sem dúvidas um atrativo, e um apaixonante convite. O bairro é repleto de prédios históricos que mistura o passado e o presente em uma paisagem espetacular. Somando a esses aspectos, podemos contemplar o artesanato local que exalta a cultura pernambucana.

A capital do estado de Pernambuco existe mesmo antes de ser considerada uma cidade. No século XVII, o porto de Recife era o mais movimentado da América Portuguesa. No ano de 1630, os holandeses, desembarcando ao norte da cidade de Olinda, dominaram todo o litoral pernambucano e a cidade dos arrecifes, onde edificaram e fizeram prosperar, na entrada do porto, a sede dos seus domínios. A região recebeu investimentos durante o governo de Mauricio de Nassau que promoveu inúmeras transformações na arquitetura local e na relação com senhores de engenho da região denominada território holandês.

Em 1790, Dom João V elevou a cidade à categoria de vila e, no início do século XVIII, a nova classe já se fazia notar pelas ruas do antigo povoado: os mascates.

Fontes consultadas: Publicação da Prefeitura da Cidade do Recife – Recife – Informations Pour De Futurs Investisseurs Dans La Ville. Informações Para Investimentos Na Cidade.










FOTOS: ÉLIDA KARLA
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O VERÃO E O INVERNO NAS REGIÕES POLARES


o sol desempenha um papel fundamental para nosso planeta, o de fornecedor de luz e calor. Contudo, nem sempre esses dois elementos se manifestam de maneira igualitária em todas as áreas do globo, como por exemplo nos polos. Os países que se localizam na região do Polo norte são: Estados Unidos (Alasca), Canadá, Rússia, Dinamarca (Groenlândia), Suécia, Finlândia e a Noruega - onde está localizada a cidade de Longyearbyen considerada a cidade mais próxima do polo. Na Antártida não encontramos nenhuma nação localizada em seu solo, mas existem diversas estações de pesquisas financiadas por vários países que estudam o continente gelado.


O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO E O SOL DA MEIA NOITE 

O movimento de translação é responsável por essa alternância na incidência de luz e como resultado podemos observar o fenômeno do Sol da meia noite.
Esse fenômeno acontece por que o Sol não se põe durante uma parte do ano. Durante o verão, ele fica inteiramente exposto 24 horas por dia. Isso acontece devido a inclinação do eixo da Terra que faz com que a luz solar incida quase perpendicularmente sobre os polos, durante seis meses de cada ano. No Polo Sul ele ocorre entre outubro e março e de abril a setembro, no Polo Norte.
No solstício de dezembro no Sul, o sol permanece por mais de cinquenta dias acima da linha do horizonte. Durante o inverno os dias com momentos claros vão ficando cada vez menores, até que a noite polar se intensifique por alguns meses. Durante esse período noturno a noite tem 24 horas.


O DEGELO DOS POLOS

Enquanto o debate cientifico cresce em torno do aquecimento global, alguns possíveis impactos desse fenômeno já podem ser observados nas regiões polares, principalmente no ártico. Imagens registradas por satélites (NOAA) mostraram que, devido ao aquecimento global, em abril, o mar de Bering já estava com pouca cobertura de gelo. O derretimento “anormal” do gelo ártico causa inúmeros prejuízos como elevação das temperaturas, impactos no ecossistema, assim como na economia de alguns países.

Na Antártida, os cientistas observaram um fenômeno interessante. Entre os anos de 1979 e 2014, os cientistas verificaram o aumento do gelo marinho na região, contudo, nos últimos anos, observou-se a diminuição do gelo em uma escala preocupante.  

POSTAGEM DETALHADA SOBRE O SOL DA MEIA NOITE 
                              
POSTADO POR RONALDO OLIVEIRA
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FUNDADOR DO BLOG OBSERVATÓRIO HISTÓRICO GEOGRÁFICO,( PROJETO INICIADO EM 2014) .TRABALHA COM TEMAS RELACIONADOS A TERRITORIALIDADES EM ESPAÇOS PÚBLICOS (GEOGRAFIA URBANA) E METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA
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MUDANÇAS NA BNCC - HISTÓRIA ANOS FINAIS

O ensino de História, assim como o de outras áreas do conhecimento passaram por uma revisão e agora devem ser ministrados conforme as indicações da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. De modo geral, podemos dizer que além de reestruturar os conteúdos a serem trabalhados em cada ano do Ensino Fundamental ela também procurou contemplar dois pontos: 
1º Que os estudantes aprendam a relacionar fatos passados com o presente;
2º Que possam desenvolver uma visão crítica dos fatos.   
De acordo com a Base, é preciso que o ensino de história ultrapasse a “contemplação” de fatos históricos e passe a ser um instrumento a serviço de um discernimento maior sobre as experiências humanas e das sociedades em que se vive. A nova proposta também traz em suas habilidades um olhar maior sobre a influência dos povos indígenas e africanos.

OS PRINCIPAIS PONTOS DA BNCC

1° Os alunos adquirem uma postura ativa
Destaca a análise da história em cinco pontos:
Identificação: reconhecer o que está sendo estudado.
Comparação: relacionar diferentes fatos para compreender o contexto..
Contextualização: aluno deve identificar o momento em que uma circunstância histórica é analisada e as condições específicas daquela realidade.
Interpretação: todos devem ser capazes de levantar hipóteses e desenvolver argumentos acerca de fatos históricos de maneira a estimular o posicionamento crítico
Análise:através da analise o aluno passará a compreender o fato em questão numa perspectiva mais ampla veificando diversos aspectos que juntos formam um todo.

2° Pensamento crítico
O pensamento crítico é a chave para compreender como os acontecimentos históricos aconteceram, por que aconteceram e quais as implicações e lições que podem ser aprendidas no presente. O debate de ideias e opiniões é a chave para a desenvolver uma aprendizagem rica e plural.

3º DIVERSIDADES DE FONTES A SEREM UTILIZADAS
É essencial que o professor diversifique suas fontes em sala de aula para que os alunos tomem contato e possam assim construir o conhecimento.

HISTÓRIA NA BASE: ANOS FINAIS

Os Anos Finais seguem um conteúdo cronológico dividido em:
6º ano: Antiguidade e Idade Média (trabalhado anteriormente no 7ano)
7º ano: Idade Moderna, colonização da América
8º ano: Séculos XVIII e XIX, Brasil dos movimentos separatistas ao Segundo Reinado
9º ano: Século XX e XXI, Brasil da Primeira República até hoje.

No próximo artigo abordaremos as mudanças ocorridas em Geografia anos finais do Ensino Fundamental.

Fontes consultadas:
BNCC 2018 disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

POSTADO POR RONALDO OLIVEIRA
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AGROECOLOGIA #1: ROTAÇÃO DE CULTURAS


A rotação de culturas é uma técnica utilizada para diminuir a degradação do solo provocado pelo plantio continuo de diversas culturas. Basicamente, é realizado anualmente a rotação de espécies vegetais, numa mesma área agrícola, para que o solo possa recuperar os nutrientes absorvidos pelo vegetal durante o período em que este esteve ocupando determinado espaço.
Lavouras extensas como milho, soja, cana de açúcar entre outras, costumam provocar ao longo do tempo a degradação física, química e biológica do solo, nesse sentido, é importante manter certos cuidados para que estas áreas não apresentem no futuro uma baixa produtividade devido à falta de nutrientes no solo.
O surgimento de pragas em uma lavoura pode estar associada com a forma que o solo é manejado. As monoculturas servem como um convite para as pragas se instalarem, pelo fato de não apresentarem “defesas” contra esses invasores. É importante diversificar sua lavoura ou mesmo sua horta caseira com plantas que funcionam como repelentes de insetos e que tenham o ciclo de colheita parecidos.
Outro ponto positivo da rotação de culturas é o controle das plantas daninhas que se alastram rapidamente e que, quando não são tomadas medidas de controle, elas podem acabar com o seu plantio, pois elas também necessitam dos nutrientes do solo para se desenvolver e passam a ser concorrentes naquele espaço. No próximo artigo, falaremos das diversas formas de adubação do solo e como fazer uma pequena horta em casa! 


POSTADO POR RONALDO OLIVEIRA
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CULTIVA PRODUTOS AGROECOLÓGICOS A  18 ANOS.

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FATORES DETERMINANTES DO CLIMA

Os fatores determinantes são aqueles que influenciam o clima de uma determinada região ou continente. Nesse artigo, iremos conhecer os principais fatores que fazem com que nosso planeta apresente uma variedade de climas. Como mencionamos anteriormente, os continentes apresentam variações climáticas que podem determinar quais as características que irão se manifestar naquele recorte espacial.
Entre os grandes continentes do nosso planeta, podemos citar o Continente Americano que apresenta uma extensão no sentido Norte e Sul, o que o leva a apresentar uma variação climática que vai desde o clima equatorial até o frio de montanha. 

O que leva o continente Americano apresentar essas variações climáticas?
Essas variações climáticas ocorrem graças a influência dos fatores que determinam o clima como a latitude, o relevo, as Massas de ar e de água que atuam em determinada região do continente. Primeiro vamos entender qual o papel da latitude no Clima.
 A latitude indica a posição de determinada área medida em graus, ou seja quanto mais distante do equador maior será a latitude e consequentemente mais frio e quanto mais perto do equador menor será a latitude e consequentemente mais quente, isso ocorre pelo fato que não recebemos o raios solares com a mesma intensidade em todas as áreas do planeta.
 O Relevo influencia no clima a partir da variação de altitude, pois em áreas próximas a costa que apresentam o nível igual ou próximo ao do mar a temperatura tende a ser mais alta, enquanto que em áreas mais elevadas como nas serras e nos planaltos a temperatura é mais baixa. Além disso, o relevo também pode influenciar no regime de chuvas quando forma uma espécie de barreira natural impedindo que as massas de ar adentrem no interior do continente como ocorre em alguns estados no Nordeste.
As Massas de ar também exercem influência no clima. Quando formadas próximos aos oceanos elas se tornam úmidas e levam para áreas onde costumam atuar chuvas. Quando se formam nas altas latitudes (nas regiões dos polos) elas são frias e derrubam a temperatura das áreas por onde passam, como ocorre na Patagônia e no Sul do Brasil. Além de úmida e fria elas também podem ser secas, pois isso ocorre quando elas se formam no interior do continente.
Por fim, as Massas de água vão influenciar na continentalidade que é um fator climático relacionado à distância do oceano (enquanto mais distante do oceano mais quente e seco será) e a maritimidade está relacionado à proximidade de mares e oceanos (maior será a umidade do ar e o índice pluviométrico).


POSTADO POR RONALDO OLIVEIRA
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ENEM - IMPACTOS AMBIENTAIS NOS BIOMAS BRASILEIROS


Segundo o IBGE, os biomas podem ser entendidos como “grandes sistemas ecológicos definidos, principalmente, pelo clima. Trata-se de uma área com dimensões normalmente superiores a um milhão de quilômetros quadrados em que o clima, a fisionomia da vegetação, o solo e a altitude são semelhantes ou aparentados”. Além da Amazônia, o Brasil conta com mais cinco espaços geográficos que são considerados tantos por biólogos quanto por geógrafos como áreas que agrupam ecossistemas com certa homogeneidade, ou seja, apresentam características similares devido aos fatores naturais que neles atuam.
Os biomas brasileiros são: A Amazônia com aproximadamente 4.196.943 quilômetros quadrados; O Cerrado com extensão aproximada de 2.036.448 quilômetros quadrados; A Mata Atlântica com Extensão aproximada em 1.110.182 quilômetros quadrados; A Caatinga com aproximadamente 844.453 quilômetros quadrados. O Pampa com aproximadamente 176.496 quilômetros quadrados e o Pantanal com 150.355 quilômetros quadrados.



IMPACTOS AMBIENTAIS
AMAZÔNIA
Ocupando totalmente 5 dos 7 estados da região Norte do Brasil, a Amazônia é considerada a maior reserva de biodiversidade do planeta. O bioma é composto pela densa, e cientificamente falando inexplorada floresta equatorial formada por árvores de grande porte; pela maior bacia hidrográfica do mundo. Segundo o IBGE 60% da bacia está no território brasileiro, 40% na América do Sul e 5% da superfície da Terra. Ocupa uma área de planície e de regime pluviométrico bem distribuídos.
Os principais impactos ambientais na Amazônia estão ligados ao desmatamento ilegal promovido pelas madeireiras que atuam longe dos olhos dos órgãos fiscalizadores e acabam por dizimar grandes acres de floresta. Outro fator é a ampliação das áreas de cultivo como a soja e a pecuária que também está sendo introduzida na região. Além desses, a biopirataria também é um dos problemas a serem enfrentados na Amazônia.

MATA ATLÂNTICA
Presente em toda a faixa leste do litoral brasileiro, a Mata Atlântica é um complexo ambiental que apresenta clima quente e úmido e várias formas de relevo. Dentre todos os biomas, foi o que mais sofreu com a ação humana, pois, desde a época da colonização que o bioma é descaracterizado para dar lugar as áreas urbanas brasileiras. O desmatamento das áreas florestais densas foi mais intensificada nos estados nordestinos que hoje apresentam pequenos resquícios dessa cobertura vegetal, apenas nos estados do Sudeste e do Sul é que ela ainda recobre grandes áreas.
O desmatamento da mata ciliar para dar lugar a empreendimentos imobiliários ou para ser  utilizado  na construção de moveis; a poluição de áreas remanescentes provenientes do lançamento de esgoto em riachos e rios; o tráfico de animais e a destruição de seu habitat natural, são os principais impactos ambientais presentes na Mata Atlântica.
CERRADO
De acordo com o IBGE, o “Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e cobre 22% do território brasileiro” ocupando majoritariamente áreas do Centro Oeste. O bioma é considerado o berço dos principais rios do Brasil e da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em elevado potencial aquífero e grande biodiversidade.
 A vegetação do Cerrado é composta por savanas e o clima atuante é o tropical quente subúmido, com uma estação seca e uma chuvosa. Além dos planaltos, com extensas chapadas, encontram-se também a mata ciliar e a mata ribeirinha. Os principais impactos ambientais presentes no bioma são a atividade garimpeira, o assoreamento dos rios, a mineração, a pecuária extensiva e as monoculturas.
CAATINGA
A Caatinga, está presente em boa parte do Nordeste do Brasil, e apresenta uma vasta riqueza de ambientes e espécies exclusivas do bioma. O clima seco e quente resulta numa vegetação de savana estépica, espinhosa e decidual (quando as folhas caem em determinada época). Há também áreas serranas, brejos e outros tipos de bolsão climático mais ameno. Os principais impactos ambientais da Caatinga consistem no desmatamento e nas queimadas.
PAMPA
Os pampas sul-americanos, estão presentes no sul da America do Sul, e no caso do Brasil apenas no Rio Grande do Sul e é marcado por clima chuvoso, sem período seco regular e com frentes polares e temperaturas negativas no inverno. O relevo presente neste bioma é bem nivelado característicos de vastas áreas de campos. O principal impacto encontrado neste bioma é a pecuária e a retirada da cobertura vegetal deixando, assim, os solos expostos a erosão.
Pantanal
No caso do bioma Pantaneiro presente nos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso é caracterizado por inundações de vastas áreas de planície que provocam alterações tanto no ambiente,quanto na vida da fauna e das populações locais. Assim como no cerrado, a vegetação predominante é a savana. O principal impacto está presente na cobertura vegetal original de áreas que circundam o Pantanal foi em grande parte substituída por lavouras e pastagens.
Fontes Consultadas
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