Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Entenda como acontece o fenômeno do Sol da meia-noite

O sol da meia-noite é um fenômeno natural que acontece entre os meses de verão em locais ao norte do Círculo Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico, quando o sol permanece visível na meia-noite local (e nas outras 24 horas do dia também). Em torno do solstício (21 de Junho, no norte e 22 de dezembro no sul) e dado o tempo justo o sol é visível para o total de 24 horas. O número de dias por ano, com potencial de sol da meia noite aumenta quanto mais para um ou outro pólo o local está situado. Embora aproximadamente definido pelos círculos polares, na prática, o sol da meia-noite pode ser visto tanto como 90 km fora do círculo polar, conforme descrito abaixo, e as latitudes exatas dos confins do sol da meia noite dependem da topografia e variam ligeiramente de ano para ano. O fenômeno oposto, a noite polar, ocorre no inverno, quando o sol permanece abaixo do horizonte durante todo o dia.

Ocorrências desse fenômeno
As populações afetadas pelo sol da meia noite são limitados aos que habitam próximo ao Círculo Polar Ártico, por exemplo, Canadá (Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut), Gronelândia, Islândia, Finlândia, Sápmi, Noruega, Rússia, Suécia, Estados Unidos (Alaska). Um quarto do território da Finlândia encontra-se ao norte do Círculo Polar Árctico e no ponto mais setentrional do país o sol não se põe por 60 dias durante o verão. Em Svalbard, na Noruega, a região mais ao norte habitada da Europa, não há pôr do sol por volta de 19 abril até 23 agosto. Nos pólos extremos, o sol pode ser continuamente visível por um semestre.
Nos próprios pólos, o sol só nasce e se põe uma vez por ano. Durante os seis meses em que o sol está acima do horizonte, com o passar dos dias ele se desloca continuamente em círculos ao redor do observador, gradualmente em espiral superior e atingindo o seu maior circuito do céu no solstício de verão.
Devido à refração atmosférica e também porque o sol é um disco em vez de um ponto, o sol da meia-noite pode ser experimentado em latitudes ligeiramente abaixo do círculo polar, embora não superior a um grau (dependendo das condições locais). Por exemplo, a Islândia é conhecida por seu sol da meia-noite, embora a maior parte dela esteja um pouco ao sul do Círculo Ártico.
Observadores em alturas sensivelmente acima do nível do mar pode experimentar longos períodos de sol da meia noite, como resultado do ” mergulho ” do horizonte visto de altitude.

Efeitos do sol da meia-noite nas pessoas

Muitos acham que é difícil adormecer durante a noite com o sol  brilhando. Em geral, os visitantes e os recém-chegados são os mais afetados. Alguns nativos também são afetados, mas em geral, em menor grau. O efeito do sol da meia-noite, isto é, não tendo a noite por longos períodos de tempo, é dito causar hipomania, o qual é caracterizado por variações de humor e irritabilidade.

Referências : Cienciasetecnologia
Foto Reprodução: Wikipédia





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.