Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

A Cartografia Moderna- O uso do GPS

A Cartografia passou por grande e profunda revolução, iniciada em meados do século passado, e certamente a mais importante depois do seu renascimento, que ocorreu nos séculos XV e XVI.  De antigos mapas à equipamentos modernos de alta performance. Um exemplo disso é o GPS – Sistema de Posicionamento Global .


Definição: GPS, ou Sistema de Posicionamento Global, é um sistema de rádio-navegação de alcance mundial formado por uma constelação de 24 satélites e por estações de controle na Terra. O sistema é utilizado para calcular posições com precisão métrica. Receptores GPS são relativamente baratos o que torna esta tecnologia acessível a muitas pessoas. GPS fornece posicionamento tridimensional contínuo, 24 horas por dia, para uso civil e militar. É crescentemente utilizado para posicionamento preciso de dados geoespaciais e coleta de dados em campo.

Segmentos

Segmento ESPACIAL- Composto por 24 satélites em uso mais 4 sobressalentes prontos para entrar em operação. Também há satélites no solo para serem lançados. Os satélites encontram-se em 6 planos de órbitas circulares com pontos de cruzamento nas longitudes 0, 60, 120, 180, 240 e 300, numa altitude de aproximadamente 20.200 Km, em períodos de 12 horas e inclinação e 55°. 
Segmento CONTROLE- É constituído por estações terrestres, sob controle do Departamento de Defesa americano, com objetivo de monitorar, corrigir e garantir o funcionamento do Sistema. O segmento possui um centro de controle e vários centros de monitoração de sinais dos satélites. Como base nestes dados, modifica parâmetros orbitais, caso seja necessário.
Segmento USUÁRIO- O segmento Usuário é constituído pelos receptores, que podem variar de tamanho, modelo e fabricante, mas principalmente em qualidade de recepção. As altas frequências preservam a qualidade do sinal, mas se o receptor não possuir uma boa antena e o sistema eletrônico não foi bem projetado, de nada adianta uma boa portadora.

Exemplos de receptores GPS

Funcionamento

Os aparelhos receptores, por sua vez, têm a função de enviar um sinal para os satélites. Assim, fazendo alguns cálculos,  o receptor GPS consegue determinar qual a sua posição e, com a ajuda de alguns mapas de cidades, indicar quais caminhos você pode percorrer para chegar ao local desejado.O GPS emprega equipamento complexo e de alta tecnologia, porém os princípios básicos de funcionamento são bastante simples. O sistema tem como base a triangulação dos satélites, cujos sinais o utilizador recebe através de receptores.
Referências:www.cartografia.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.