Siga o observatório nas redes socias!!!

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Módulo Philae pousa em cometa e entra para história

A sonda Rosetta levou o módulo de pouso Philae até o espaço, para aproximá-lo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. O Philae se desprendeu da sonda e aterrizou suavemente no cometa.
O módulo de pouso se prendeu ao chão com dois arpões e três garras e entrando para a história. 

O objetivo é ajudar a entender a origem e evolução do Sistema Solar: como explica a ESA, “a composição do cometa reflete a composição da nebulosa pré-solar da qual o Sol e os planetas se formaram, mais de 4,6 bilhões de anos atrás”. Por isso, o Philae vai tirar fotos da superfície do 67P/C-G e analisar o solo do cometa com seus instrumentos.
O 67P/Churyumov-Gerasimenko tem 4 km de diâmetro e foi descoberto em 1969. Ele orbita o Sol a cerca de 580.000.000 km de distância, no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. A missão Rosetta foi lançada em 2004, e se aproximou do cometa em agosto deste ano – ou seja, dez anos depois! – entrando em sua órbita no mês seguinte.
Veja o vídeo abaixo:

Fonte:Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.