Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Geografia Física ou Humana, ou será apenas Geografia?

Ao longo de sua evolução à ciência geográfica,ou então, geografia teve diversos pensadores que deram origem a diversas escolas de geografia ,como pode-se citar as Escolas Francesas, Alemã,Inglesa e Norte-Americana.Cada Escola de Geografia moldaram, e ainda o fazem, seus seguidores.De acorda com Milton Santos, as diversas formas de pensar o Espaço Geográfico foram elaboradas por essas Escolas, sendo que muitas destas, serviram de base ideológicas e política para expansões territoriais e /ou econômicas.

Ao ser sistematizado e institucionalizado o ensino da geografia se dividiu em Geografia Física e Geografia Humana,cada qual com suas concepções e interesses.O Positivismo influencia a geografia física e oferece suas explicações baseadas na observação dos fatos e fenômenos seguindo uma lei geral. As bases da geografia humana são elaboradas pelos princípios do Possibilismo embasado na dialética.
Pode-se pensar de forma simples e reduzida que a geografia física se preocupa com aspectos relacionados ao relevo,clima,hidrografia,vegetação,fauna e flora de um determinado espaço geográfico. Enquanto que a geografia humana se ocupa dos aspectos ligados ao homem, população, ocupação demográfica, política e economia de uma região.Mas esse princípio é limitado e resumido não abrange as verdadeiras concepções de cada uma dessas áreas de estudo,sendo por isso necessário uma completa investigação dos fundamentos dessa dicotomia geográfica.
Referencias:
Web Artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.