Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Incríveis fatos históricos que aposto que você não sabia



Pirâmides

Apesar de haverem as três pirâmides mais famosas, que são a Necrópole de Gizé, existem mais de 130 pirâmides espalhadas no Egito. A mais famosa delas, segundo suposições, levou 50 anos para ser construída e tem mais de 2 milhões de blocos de pedra, cada uma pesando algo em torno de 2,5 toneladas.
Leia Mais ►

Fatos históricos e curiosos

Fatos Históricos e curiosos confira
Dez curiosidades históricas que você não vai acreditar, boa leitura!

1. A Maldição do Raio

Parece que toda a família está amaldiçoada quando três de seus homens, de diferentes gerações, morreram da mesma forma e no mesmo lugar.
A história começou em 1899, quando um raio matou um homem que estava em seu quintal em Taranto, Itália.
A vida continuou, mas 30 anos depois de seu filho foi morto da mesma forma no mesmo lugar. Como se não bastasse, em 8 de outubro de 1948, Rolla Primarda, o neto da primeira vítima e filho do segundo, se tornou o terceiro na lista a morrer da mesma forma que seus ancestrais.

2. A passagem do Halley

Provavelmente, a vida de Mark Twain é uma dos mais conhecidas e comentadas no mundo. É a história de um escritor que nasceu em 1835, no mesmo dia em que o cometa Halley fez uma de suas aparições na Terra. A coincidência da história é que quando Halley fez sua próxima aparição, em 1910, ele morreu.
Um ano antes, em 1910, Twain disse: “Eu cheguei com o Cometa Halley em 1835. Quando ele voltar no próximo ano espero ir com ele.”

3. A morte de “Greenberry Hill”

Pode parecer uma piada, mas não é, trata-se de um caso triste da morte. Em 1682, três homens foram mortos por enforcamento, depois de serem acusados da morte de Edmund Godfrey (foto), em sua residência de Greenberry Hill. Seus nomes eram: “Robert Green, Henry Berry, e Lawrence Hill. Juntando os nomes temos Green Berry Hill”.

4. A história de Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe escreveu uma história chamada “A Narrativa de Arthur Gordon Pym”, onde a história de quatro náufragos ficaram à deriva em um barco por vários dias, até que eles decidiram matar um deles para se alimentarem. O “salvador” que morreu em prol dos outros tinha o nome de Richard Parker. Até então tudo era apenas história, mas a ficção tornou-se realidade em 1884.
Naquele ano, um veleiro de nome Mignone  afundou e quatro homens sobreviveram. Navegaram sem rumo por dias, até que três deles decidiram que era preciso que um morresse para ajudar os outros a sobreviverem e chegarem vivos. Quem será que foi o escolhido? Um homem chamado Richard Parker.

5. A sorte de Anthony Hopkins

Dez curiosidades históricas que você não vai acreditar (3)
O ator conhecido no mundo por seu papel como “Hannibal Lecter” também é conhecido por uma das histórias mais surpreendentes das coincidências. A história se passou assim:
Nos anos setenta, Hopkins concordou em participar do filme “The Girl From Petrovka”, baseado no romance de George Feifer. Então ele começou a procurar mais informações para o papel, mais especificamente o livro.

Em Londres, onde ele estava não encontrou nem mesmo uma cópia. Numa tarde depois de uma longa busca, sentou em um banco em uma estação de trem, e encontrou uma cópia do livro.
O interessante é que era uma cópia pessoal de Feifer, inclusive com notas pessoais. O livro estava lá eperando por ele, porque o escritor tinha fornecido uma cópia para um amigo naquela mesma noite em que roubaram seu carro. Sorte?

6. Livro de Anne Parrish

Uma escritora americana de livros infantis estava passeando em Paris e visitando livrarias. Nestas visitas ela disse ao marido que sua publicação favorita quando criança era “Jack Frost”.
Em uma das lojas descobriram que o livro fornecia muitas memórias para ela e começou a compartilhar com o marido. A surpresa foi que quando ela abriu as páginas descobriu que aquele era o livro dela.
Como é que você sabe? Ele pergunga. Na primeira página ela leu “Anne Parrish, 209 N. Weber Street, Colorado Spring “. Era o mesmo livro.

7. Tal pai, tal filho

Em 1858, o jogo custou a vida de Robert Fallon. Ele foi morto em uma mesa de poker, porque foi acusado pelos jogadores de ganhar US $ 600 trapaceando.
Antes do assassinato, a polícia teve de intervir para investigar. Enquanto isso os outros jogadores tiveram que procurar alguém para substituí-lo, e assim fizeram.
Um homem com mais sorte do que Fallon chegou, e ganhou quase US$ 26 mil dólares! Os agentes não encontraram nenhuma evidência da trapaça de Fallon e ordenou que o “novo jogador” devolvesse os US$ 600 a ajudar o filho de Fallon. É qual a surpresa? O novo jogador era o filho de Fallon, que não via o pai há 7 anos.

9. A chegada de Hernán Cortés

Dez curiosidades históricas que você não vai acreditar (2)
Cortes chegou no México em 1519, na mesma data que os maias previram, em seu calendário, que Quetzalcoatl voltaria para reclamar Tenochtitlan.

Em seguida, os astecas achando que Cortes era Quetzalcoatl o recebeu em paz. A maldita coincidência terminou em um terrível massacre, sendo hoje parte importante da história do México.

10. Lincoln e Kennedy

Historicamente, tem havido grandes comparações entre os dois ex-presidentes dos Estados Unidos, mas não apenas porque os dois ocuparam essa posição. Entre Lincoln e Kennedy, coincidências parecem ilimitadas. Estes são apenas alguns exemplos:
  • Os dois somam o número 7 com as letras de seus nomes.
  • Ninguém tinha medo da morte, por isso não tinham guarda-costas.
  • Lincoln e Kennedy sabia que poderiam facilmente acabar com sua vida, já que ambos proferiram frases que diziam: “Se alguém quer tirar a minha vida, não há nada que eu possa fazer para impedi-lo” (Lincoln), e “Se alguém quer matar-me de um janela com um fuzil, ninguém pode detê-lo”(Kennedy).
  • Os dois presidentes foram eleitos em anos terminados com 60.
  • Ambos foram baleados na cabeça em uma sexta-feira.
Fonte:http://ahduvido.com.br/


Leia Mais ►

As geleiras armazenam entre 70% e 80% de toda a água doce do mundo.


As geleiras são enormes massas de gelo formada pelo acúmulo de neve. Também conhecidas como glaciares, as geleiras demoram bastante tempo para se formar: algumas delas só ganham seu tamanho final depois de 30 mil anos! A maior geleira do mundo fica na Antártida, ocupando uma área de 14 milhões de km2, ou mais que um Brasil e meio.
Leia Mais ►

Inversão dos Pólos magnéticos da Terra está ocorrendo 10 vezes mais rápida do que se pensava


O campo magnético da Terra, que protege o planeta das enormes explosões de radiação solar mortal, enfraqueceu muito ao longo dos últimos seis meses, de acordo com dados coletados por um conjunto de satélites da Agência Espacial Europeia (ESA) chamado Swarm.
Os maiores pontos fracos do campo magnético – que se estende por 600.000 quilômetros acima da superfície do planeta – têm surgido sobre o Ocidente, enquanto que o campo tem reforçado e aumentado a sua intensidade em algumas áreas como o sul do Oceano Índico, de acordo com os magnetômetros a bordo do Enxame de satélites – três satélites separados trabalhando em conjunto.
Leia Mais ►

Cogumelos podem alterar o tempo

Cientistas aprenderam que os cogumelos têm uma extraordinária capacidade de controlar o tempo. Ao alterar a umidade do ar em volta de si, eles agitam ventos que sopram para longe os seus esporos e os ajudam a dispersar. As plantas usam uma variedade de métodos para espalhar sementes, incluindo a gravidade,  a projeção forte, o vento, a água e os animais. Cogumelos por muito tempo tem sido pensados como espalhadores passivos de sementes, liberando os seus esporos e em seguida, contando com as correntes de ar para carregá-los. Porém uma nova pesquisa mostrou que os cogumelos são capazes de dispersar seus esporos em uma área ampla, mesmo quando não há um sopro de vento sequer – através da criação de seu próprio tempo. Cientistas em os EUA usaram técnicas de filmagem de alta velocidade e modelagem matemática para mostrar como os cogumelos Pleurotus ostreatus (Cogumelo Ostra) e o Lentinula edodes (Shiitake) liberam vapor de água que resfria o ar ao seu redor, criando correntes de convecção. Este, por sua vez, gera ventos em miniatura que levantam os seus esporos no ar.
congumelos

Os resultados, apresentados na reunião anual da Divisão de Dinâmica de Fluidos em Pittsburgh da Sociedade Americana de Física , sugerem que os fungos são muito mais do que os fabricantes mecânicos de esporos. ” Nossa pesquisa mostra que essas “máquinas” são muito mais complexas do que isso: eles controlam seus ambientes locais e criam ventos onde não havia nenhum feito pela própria natureza” , disse o principal cientista Professor Emilie Dressaire , do Trinity College em Hartford, Connecticut. ” Isso parece incrível, mas os fungos são engenheiros geniais. ” Os cientistas acreditam que o mesmo processo pode ser utilizado por todos os fungos de cogumelos , incluindo aqueles que causam doenças em plantas , animais e seres humanos .

Leia Mais ►

Dois novos buracos gigantes surgem na Rússia e intrigam cientistas

Dois novos buracos gigantes surgem na Rússia e intrigam cientistas
Lembra-se do buraco gigante que apareceu misteriosamente na Sibéria, há duas semanas? Bem, eles encontraram mais dois. As novas crateras são menores do que a primeira, mas partilham uma estrutura semelhante. Os cientistas ainda estão intrigados com a origem dessas formações.
 
Este buraco foi encontrado perto da aldeia de Antipayuta no distrito de Taz. Tem um diâmetro de 15 metros e está localizado a poucas centenas de quilômetros de distância da primeira, também na Península de Yamal.
 
Um deputado do parlamento regional de Mikhail Lapsui visitou a área de helicóptero:
 
Seu diâmetro é de cerca de 15 metros. Há também terra do lado de fora, como se tivesse sido resultado de uma explosão subterrânea. Observadores dão várias versões. De acordo com o primeiro, inicialmente, no local estava saindo fumaça, e, em seguida, houve um flash brilhante. Na segunda versão, um corpo celeste caiu lá.
 
Marina Leibman, cientista-chefe do Instituto da Criosfera Terrestre disse:
 
Ouvi falar sobre o segundo buraco de Yamal, no distrito de Taz, e vi as fotos. Sem dúvida, precisamos estudar todas essas formações. É necessário ser capaz de prever a sua ocorrência. Cada novo buraco fornece informações adicionais para os cientistas.
 
Cratera de Nosok

 
Este buraco foi encontrado por pastores perto da aldeia de Nosok, na região de Krasnoyarsk. Tem um diâmetro de 4 metros e uma profundidade estimada entre 60 e 100 metros. De acordo com os moradores, o buraco tem uma forma de cone perfeito. Especialistas disseram:
 
Não parece ter sido trabalho dos homens, mas também não se parece com uma formação totalmente natural. [Sploid]
 
Leia Mais ►

Escultura Egipcia de 3300 anos é encontrada


A escultura egípcia recém-descoberto, que remonta a mais de 3300 anos, carrega as cicatrizes de uma revolução religiosa que inverteu a antiga civilização.

O painel, esculpida em Nubian Sandstone, foi encontrado recentemente em uma tumba no local da Sedeinga, no atual Sudão. É cerca de 5,8 pés (1,8 metros) de altura por 1,3 pés (0,4 m) de largura, e foi encontrado em dois pedaços.

Originalmente, adornavam as paredes de um templo em Sedeinga que foi dedicado à rainha Tiy (também escrito Tiyi), que morreu por volta de 1340 aC Vários séculos depois da morte de Tiye - e depois de seu templo havia caído em ruína - este painel foi reutilizado em uma tumba como um banco que realizou um caixão acima do piso.


Leia Mais ►

O gelo do mar da Antartida parece estar se expandindo


Como gelo do mar Ártico desaparece a um ritmo alarmante, os cientistas têm relatado uma surpreendente descoberta na Antártida. Lá, o gelo do mar parece estar se expandindo.

Leia Mais ►

PROPRIEDADES E ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO

TEXTURA DO SOLO 
O solo é constituído de partículas minerais de diferentes tamanhos (frações granulométricas). A textura do solo corresponde à proporção relativa das frações granulométricas existentes em um solo. Ou seja, o quanto se tem de areia, silte e argila em uma amostra de solo.
Segundo LEPSCH (2002), quando se separam os constituintes minerais unitários dos pequenos torrões, verifica-se que o solo é constituído de um conjunto de partículas individuais que estão,em condições naturais, ligadas umas às outras. Essas têm tamanhos bastante variados: algumas são suficientemente grandes para observação a olho nu, outras podem ser vistas com o auxílio de lentes de bolso ou microscópio comum, enquanto as restantes podem ser observadas com o auxílio de microscópio eletrônico.
Já de acordo com EMBRAPA (2003), a textura do solo corresponde à proporção relativa em que se encontram os diferentes tamanhos de  partículas, em determinada massa de solo. Refere-se, especificamente, às proporções relativas das partículas ou frações de areia, silte e argila na terra fina seca  ao ar (TFSA). Consiste na propriedade física do solo que menos sofre alteração ao longo do tempo. Possui tamanha relevância na irrigação pois tem influência direta na taxa de infiltração de água, na aeração, na capacidade de retenção de água, na nutrição, como também na aderência ou força de coesão nas partículas do solo.  Os teores de areia, silte e argila no solo influem diretamente no ponto de aderência aos implementos de preparo do solo e plantio, facilitando ou dificultando o trabalho das máquinas. Influi também, na escolha do método de irrigação a ser utilizado.

Textura do solo – areia, argila e silte
Para simplificar as análises, principalmente em relação às práticas de manejo, os solos são agrupados em três classes de textura:
  • Solos de Textura Arenosa (Solos Leves) – Possuem teores de areia superiores a 70% e o de argila inferior a 15%; são permeáveis, leves, de baixa capacidade de retenção de água e de baixo teor de matéria orgânica. Altamente susceptíveis à erosão, necessitando de cuidados especiais na reposição de matéria orgânica, no preparo do solo e nas práticas conservacionistas. São limitantes ao método de irrigação por sulcos, devido à baixa capacidade de retenção de água o que ocasiona uma alta taxa de infiltração de água no solo e conseqüentemente elevadas perdas por percolação;
  • Solos de Textura Média (Solos Médios) – São solos que apresentam certo equilíbrio entre os teores de areia, silte e argila. Normalmente, apresentam boa drenagem, boa capacidade de retenção de água e índice médio de erodibilidade. Portanto, não necessitam de cuidados especiais, adequando-se a todos os métodos de irrigação;
  • Solos de Textura Argilosa (Solos Pesados) – São solos com teores de argila superiores a 35%. Possuem baixa permeabilidade e alta capacidade de retenção de água. Esses solos apresentam maior força de coesão entre as partículas, o que além de dificultar a penetração, facilita a aderência do solo aos implementos, dificultando os trabalhos de mecanização. Embora sejam mais resistentes à erosão, são altamente susceptíveis à compactação, o que merece cuidados especiais no seu preparo, principalmente no que diz respeito ao teor de umidade, no qual o solo deve estar com consistência friável. Apresentam restrições para o uso da irrigação por aspersão quando a velocidade de infiltração básica for muito baixa (EMBRAPA, 2003).
Sistema de Atterberg :

GRUPAMENTO TEXTURAL:

TRIÂNGULO DE GRUPAMENTO TEXTURAL:

Vale dizer que a textura constitui um dos atributos físicos mais importantes do solo, pois possui a capacidade de influenciar a maioria das propriedades físicas e químicas.
  • Variações físicas: aeração, infiltração, drenagem e retenção de água, consistência, etc;
  • Variações químicas: CTC, fixação de P, absorção de água e nutrientes, etc;
Como há de se verificar, a textura pode variar ou não ao longo do perfil.  Sua compreensão é importante, pois há implicações diretas no manejo dos solos. É relevante também para fins de classificação de solos. Solos com texturas variáveis são denominados de textura binária. Exemplo: textura média/argilosa. Solos com textura binária têm maior vulnerabilidade à erosão.
Mudança textural abrupta ocorre normalmente em solos com horizonte B textural sobreposto ao A ou E;
  • Relação silte (%) e argila (%): Quanto menor a relação, mais intemperizado e mais desenvolvido é o solo em questão.
Influência da Textura:

Solos arenosos: são mais leves para preparo, com menor capacidade de retenção de água; bem drenados; elevada suscetibilidade à erosão.

Solo argiloso
Solos argilosos: são mais pesados para o preparo e tem elevada retenção de água e menor suscetibilidade à erosão;

Solo Siltoso
Solos com elevada % de silte:  elevada suscetibilidade à formação de encrostamento superficial, ocorrendo a diminuição da infiltração e dificuldade de emergência de plântulas.  Exemplo: Latossolo do Cerrado;

Referências Bibliográficas:
- TEIXEIRA, Wilson. FAIRCHILD, Thomas Rich. TOLEDO, M. Cristina Motta de. TAIOLI, Fabio. Decifrando a Terra – 2a edição. Companhia Editora Nacional. São Paulo. 2009.
- LEPSCH, Igo F. Formação e Conservação Dos Solos. Ofina de Textos. São Paulo. 2002.
- EMBRAPA. Cultivo de Algodão Irrigado. 2003. Disponível em: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Algodao/AlgodaoIrrigado/solos.htm&gt;.

Leia Mais ►

TEMAS QUE APARECEM FREQUENTEMENTE NOS VESTIBULARES DE HISTÓRIA

 Temas que caem frequentemente no vestibular:



 1) Datas comemorativas: o momento é propício para abordar questões como a chegada da Família Real ao Brasil em 1808, o centenário da imigração japonesa no país, as transformações políticas e comportamentais de 1968, a promulgação da Constituição de 1988 e os 120 anos da lei Áurea.
2) Guerra Fria: a colonização e descolonização da África podem vir relacionadas a temas como neocolonialismo, resistência e independência. "Cabem questões sobre desigualdade social e a crise econômica para discutir a situação dos emergentes", indica Paim.
3) Movimentos revolucionários populares: a chamada "primavera dos povos" foi o conjunto de revoluções na Europa central e oriental que começou em 1848. A partir daí se tem uma reorganização dos Estados europeus, levando em conta os movimentos capitalistas. "O cenário histórico em que isso aconteceu é importante e envolve o socialismo e liberalismo", lembra o professor do Vértice.
4) Movimentos sociais no Brasil: um desdobramento que poderia sugerir a partir desse tema são as reformas urbanas no Rio de Janeiro no início do século 20. "As elites brasileiras na primeira República incorporaram o discurso moderno europeu. Havia um esforço dessa elite em fazer do Brasil um país europeu, mas significava afastar da cidade as camadas populares, que vão agir fazendo as revoltas", resume Paim.
5) Ditadura militar: neste item cabe abordar a época de repressão, desigualdades sociais durante o regime e a promulgação do AI-5 (Ato Institucional nº 5), em dezembro de 1968. O "milagre brasileiro" também deve ser lembrado, a partir do crescimento econômico na época.
6) Reforma agrária no Brasil: o tema parece fazer mais sentido em geografia, mas aqui pode-se falar da lei de terras e das sesmarias, da Guerra de Canudos, da Guerra do Contestado e do MST (Movimento dos Sem-Terra). O tema traça um panorama do Brasil através da questão agrária.
7) Transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea: os temas clássicos entram neste item. "Aqui envolve Revolução Francesa, Revolução Industrial, Iluminismo e independência dos Estados Unidos. É bom ficar atento a este período", indica Miranda.
8) Grande Depressão: a atual crise financeira nos Estados Unidos remete a um outro período da história - a crise de 1929. Para Miranda, esse tema tem um valor extraordinário este ano. "Tem valor pela referência na mídia. As comparações entre os dois períodos aumenta a chance do examinador pensar na Grande Depressão".


Leia Mais ►

Climas do mundo e suas características

No mundo podemos encontrar vários tipos de clima, desde o calor dos trópicos até o frio dos países localizados mais próximos dos pólos.

Para caracterizarmos um tipo de clima é necessário que levemos em consideração vários fatores que englobam desde as condições atmosféricas, radiação solar, o comportamento e a incidência de ventos e chuvas massas de ar. Tudo isso somado às estatísticas metereológicas e o atributos climáticos de temperatura, umidade e a pressão atmosférica.

Sendo assim apresentamos os sete tipos de clima juntamente com suas características.

 

Semiárido

Caracteriza-se por chuvas raras e mal distribuídas durante o ano. Acontece tanto nas regiões tropicais e temperadas. É verificado na América do Norte e do Sul, Ásia Central, Austrália, península Arábica, sul da África.
No Brasil os climas predominantes são: o equatorial no Norte, o tropical no Nordeste e Sudeste, o subtropical no Sul e no Centro-Oeste o clima tropical.


Árido (ou desértico)

Com elevadas secas em determinadas regiões e poucas chuvas durante o ano, é frequente no Saara, Ásia Central, península Arábica, centro da Austrália e algumas áreas da América do Sul.

 

 

Subtropical

Tem chuvas abundantes e distribuídas, com amplitude térmica anual. É verificado na América do Norte, Centro, Norte e Sul do continente africano.


 

 

Equatorial

Clima mais quente do planeta com chuvas bem espalhadas. A América do Sul, as bacias do rio Congo e a África são algumas da regiões que apresentam o clima.


 

 

Tropical

Variação no comportamento de chuvas e temperaturas com duas estações bem definidas: inverno ameno e seco, verão quente e chuvoso. É verificado no Brasil, no Equador e em regiões de baixa latitude.



 

 Mediterrâneo

Apresenta invernos chuvosos e frios, verões quentes e secos. É comum no sul da Europa, norte e extremo sul da África, parte do Chile e do Oriente Médio.

 

 

 

Temperado e frio

Verões moderados e invernos rigorosamente frios são as principais características desses climas  típicos do Oeste e centro da Europa, noroeste da América do Norte, China e Japão e litorais sul da América do Sul.





Planisfério das correntes marítimas e os climas globais


Leia Mais ►

Paisagens do Brasil - Mogeiro Paraiba-História e Geografia desta cidade

Mogeiro é um município brasileiro localizado na microrregião de Itabaiana, estado da Paraíba.

História
 Foto: Jonatas Costa
 A região onde se situa o município era primitivamente habitada pelos índios Cariris. O primeiro registro de posse foi requerido em 11 de maio de 1758, por Manoel Pereira de Carvalho ao então Governador da Província, José Henrique de Carvalho,que recebeu uma porção de terras situadas em Taipu, entre o rio Paraíba e o riacho Mogeiro, onde foi iniciada a colonização. Em 1856, através da Lei Provincial n° 210, foi criado o termo "Mongeiro de Baixo" (atribuído à Fazenda São João hoje conhecida como Mogeiro de Baixo), pertencente a Ingá.

Geografia

 O município está localizado na zona fisiográfica da caatinga, na Mesorregião do Agreste Paraibano e na microrregião de Itabaiana, significando que o mesmo encontra-se inserido no semi-árido nordestino e na região chamada de polígono das secas. Sua área é de 219 km² representando 0,42% do território do estado da Paraíba.


Vegetação

No município predomina como cobertura nativa à vegetação de floresta caducifólia com porte arbóreo de 8 a 10 metros de altura, clara, pouco densa, com árvores muito ramificadas e um estrato arbustivo. Na estação seca esta vegetação perde totalmente as folhas com exceção de poucas espécies.
 
 
Fonte: Wikipédia
Leia Mais ►

Um Sistema Solar em miniatura

Um grupo internacional de astrônomos identificou ao redor de uma estrela anã vermelha o que pode ser considerada uma réplica em miniatura do nosso próprio Sistema Solar.

Concepção artística do planeta Gliese 832c, membro de um sistema de configuração similar ao solar.
Concepção artística do planeta Gliese 832c, membro de um sistema de configuração similar ao solar.

Na região mais externa do sistema em torno da estrela Gliese 832, já se sabia existir desde 2009 um planeta análogo ao nosso Júpiter, que completa uma volta a cada 9,4 anos.

Leia Mais ►

Os vários tipos de Mercantilismo

O mercantilismo apresenta-se de várias formas, suas doutrinas e práticas variam de Estado para Estado, conforme as condições específicas de cada Estado.
metalismo ou bulionismo 
O bulionismo ou metalismo é caracterizado pela quantidade de riqueza obtida através de metais ou materiais preciosos. Tornou-se a forma mais tradicional e antiga do mercantilismo. Os praticantes dessa teoria foram os espanhóis que possuíam colônias produtoras de metais na América, e isso lhes condicionava a importação de produtos manufaturados, e até mesmo os alimentícios, em oposição à exportação de metais. 
Essa prática quase abalou com as atividades agrícolas e manufatureiras espanholas, e, além disso, a Europa também sofreu com a subida dos preços – fato que ficou conhecido como a Revolução dos Preços (1540-1640) – devido a ampliação do meio circulante na Europa. 
Como os espanhóis tinham um grande acúmulo de moedas e metais preciosos em seu país e o consumo europeu era muito grande, os demais países da Europa se adaptaram para tirar proveito dessa situação. 

Felipe II, rei da Espanha (1556-1598), cujo reinado representou o auge,
mas também o início da decadência daquele Estado ibérico.

Leia Mais ►