Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

A Europa em Transformação : As rotas comerciais entre o Ocidente e o Oriente

Um dos fatores responsáveis pelo ressurgimento do comercio na Europa foram as cruzadas, que contribuíram para o reestabelecimento das relações entre o Ocidente e o Oriente e para abertura no mar mediterrâneo aos mercadores da Europa ocidental.

Elas também fora responsáveis pela inserção de novos produtos provenientes do Oriente, como gengibre, pimenta, canela, cravo-da-índia, óleo de arroz, açúcar, figos, tâmaras e amêndoas.
Alguns utensílios domésticos como palha e o junco que eram utilizados na Europa para forrar o chão dos castelos foram substituídos por tapetes. As sedas e os brocados modificaram as vestimentas, e espelhos de vidro substituíram os discos de metal polido usados até então.
A maioria desses produtos eram caros e difíceis de ser comprados. Por isso, alguns deles tornaram-se conhecidos como especiarias –é o caso, por exemplo, da pimenta e do gengibre.
A medida que o comercio se expandia, formavam-se vilas e cidades. Por razões de segurança os mercadores procuravam se concentrar em lugares próximos a uma zona fortificada, cercada de muralhas denominada burgo.

A Europa em Transformações

Com o crescimento das cidades e do comércio, surgiu na Europa um novo ideal de vida. Até então, em geral, as pessoas só podiam almejar realizações pessoais, como o reconhecimento por ser um guerreiro valente. Para o burguês, no entanto, o mais importante era acumular fortuna. Por isso, ele trabalhava intensamente, procurando aumentar cada vez mais os negócios e os lucros.
Nesse curto texto é possível percebermos a importância que as cruzadas tiveram para estabelecer uma relação comercial entre o Ocidente e o Oriente que contribuiu para o fortalecimento das cidades europeias.

Brevemente falaremos sobre as revoltas camponesas e a peste negra.

Referências Bibliográficas
PILETTI, Nelson ,1945 -História e vida integrada/ Nelson Piletti e Claudino Piletti--São Paulo 2003

Um comentário:

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.