Siga o observatório nas redes socias!!!

terça-feira, 17 de março de 2015

Conheça os Inselbergs

Serrote do espinho branco,
 mais famoso Inselberg da zona rural da cidade de Patos na Paraíba.
 A área possui vários inselbergues e localiza-se na depressão sertaneja.
 Imagem de Victor Matheus enviada a página do OHG no facebook

Um inselberg é um relevo residual que emerge bruscamente de uma superfície de aplanação. São chamados “montes-ilha” por serem montanhas, serras e colinas que se destacam abruptamente das planuras que os rodeiam, como se fossem ilhas no mar.
São originados de um intenso processo erosivo típico de ambientes áridos.No Brasil,são comuns inselbergs graníticos ou granitóides este relevo pode ser encontrado na região do sertão nordestino. Por isso,eles são comumente conhecidos como as montanhas do sertão.

A sua instalação remonta há 310 Ma, durante a Orogenia Varisca (formação de uma cordilheira de montanhas). Instalação do granito no Cretácico, há cerca de 135 – 65 Ma, o clima era tropical, bastante quente e úmido, permitindo que as águas das chuvas se infiltrassem pelas fraturas e alterassem o granito em profundidade. Mais tarde, as rochas do Grupo dos (xistos), que envolviam o granito alteraram-se ainda mais rapidamente, favorecendo a formação de uma frente de alteração basal que levou à exumação do relevo granítico. Esta exumação foi feita através da remoção do manto de alteração (anteriormente constituído) nos períodos áridos do Paleogênico – Neogênico, aproximadamente 65 a 10 Ma.


Referências
Dos barrocais ao Inselberg Granítico de Monsanto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.