Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

O circulo de fogo do pacifico

Circulo de fogo do pacifico
Neste artigo, falaremos de uma área que vive em constante instabilidade sobretudo por ser o local onde acontece grande parte da atividade vulcânica e dos abalos sísmicos mais fortes do mundo. Se você pensou em Terremotos acertou! Os terremotos são tremores de terra localizados nas bordas das placas tectônicas. Os limites das placas e a localização dos terremotos e vulcões coincidem e se concentram em volta do oceano Pacífico (por isto esta região é chamada de Círculo de Fogo do Pacífico). 
O Círculo de Fogo do Pacífico tem a forma de ferradura, com 40.000 km de extensão e está associado com uma série quase contínua de trincheiras oceânicas, arcos vulcânicos, e cinturões de vulcões ou movimentos de placas tectônicas. O local tem cerca de 452 vulcões, são os tipos de vulcões mais destruidores chamados de vulcões "assassinos" e é o lar de mais de 75% dos vulcões ativos e latentes do mundo. 
Somente o Japão responde por cerca de 20% dos tremores de magnitude igual ou superior a 6 registrados na Terra. Em média, os sismógrafos captam algum tipo de abalo no Círculo de Fogo a cada cinco minutos.



VEJA UM POUCO DO CIRCULO DE FOGO NESTE VÍDEO





PUBLICADO POR J.R.OLIVEIRA EM GEOLOGIA

Quer contribuir com este blog? então envie um texto de sua autoria abordando algum tema contemplando algumas das áreas aqui estudadas.
contatoobshistoricogeo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.