Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Tipos de Rochas


A mineralogia e a textura que caracterizam a rocha são determinadas pela sua origem geológica, ou seja, onde e como se formou. As rochas são agregados de minerais, e diferem entre si basicamente por sua composição (tamanho e forma dos grãos minerais e o modo como estes estão dispostos).
Quanto à sua origem, podemos considerar três tipos básicos de rochas:

Rochas Magmáticas - formadas por solidificação de rochas fundidas (magma); 
São rochas que se formaram após o resfriamento e solidificação do magma terrestre. Quando esse resfriamento ocorre abaixo da superfície, no interior da Terra, dá-se o nome de rochas intrusivas ou plutônicas, e quando o resfriamento ocorre no exterior da Terra, na superfície, chamamos de rochas extrusivas ou vulcânicas.

Rochas Sedimentares - formadas por deposição de materiais em ambientes continentais ou marinhos;
Quando as rochas passam por processos erosivos, como a ação das águas e dos ventos, elas se “despedaçam” em várias partículas, denominadas de sedimentos (a exemplo das areias das praias). Esses sedimentos, por sua vez, são depositados em regiões mais “baixas” do relevo e, conforme vão se aglomerando, podem se unir e formar novas rochas, chamadas de sedimentares. Esse processo de formação leva milhares de anos para ocorrer e consolida-se quando o peso e a pressão exercidos pelas camadas superiores de sedimentos são grandes o suficiente para dar origem às rochas nas porções mais inferiores.
Tal processo de constituição favorece a formação de fósseis, pois, muitas vezes, essas camadas de sedimentos são depositadas em conjunto com restos de animais e plantas que, dependendo das condições de temperatura e pressão, podem se manter conservados por muito tempo.

Rochas Metamórficas -São rochas que se formam a partir da alteração química de outras rochas, em um processo denominado por metamorfismo. Para originar uma rocha metamórfica, é necessário que a transformação da rocha preexistente não tenha passado pela litificação (transformação em magma) nem por sedimentação (quebra das rochas em partículas).


 
TIPOS DE ROCHA


Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.