Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Um olhar sobre a costa brasileira: A Serra do Mar

Pico Maior de Friburgo,
 com 2.316 metros de altitude,
 o ponto culminante da Serra do Mar
Foto: Wikipédia

Para compreendermos melhor a geologia da nossa costa devemos observar em primeiro momento sua origem. Há 145 milhões de anos a África e a América do Sul formavam um só continente, denominado Gondwana. Com a separação promovida pela ação de um conduto vulcânico no manto, denominado pluma, que é uma coluna de rocha quente que se origina a grandes profundidades no manto, sobe à superfície e causa extenso vulcanismo. Este material pode perfurar a crosta e teve importante papel no processo de ruptura do supercontinente Gondwana.

Em consequência deste processo, o Oceano Atlântico nasceu há 130 milhões de anos. As falhas ou falhamentos são ocorrências frequentes nas formações geológicas de origem vulcânica, como é o caso dos costões rochosos no nosso litoral. São fraturas provocando deslocamentos verticais ou horizontais de uma porção de rocha em relação ao conjunto. No caso das falhas verticais, um ou mais blocos de rocha afundam ou se elevam formando degraus. Este processo é o que ocorreu para que se formasse a feição geomorfológica da Serra do Mar.
A Serra do Mar é um dos maciços mais altos do Brasil e se estende como uma cadeia montanhosa proeminente no sentido SW-NE. A proximidade da estrutura cristalina da Serra do Mar com a linha de costa origina a feição dos costões rochosos na região sudeste do país. Estes podem ser constituídos por matacões de diferentes tamanhos (costão fragmentado) ou por paredões contínuos, dependendo da susceptibilidade dos materiais que os formam em relação à ação do intemperismo (químico, físico ou biológico) que sofrem.
Acredita-se também que tenha ocorrido um levantamento de aproximadamente 25 metros ao longo da costa do Brasil, mais ou menos nos últimos 300.000 anos. Como se fosse um enorme organismo vivo, a Serra do Mar, assim como a Serra da Mantiqueira, cresce enquanto a metade oeste do Estado de São Paulo afunda o que muda o relevo e altera os cursos de rio na região.


Vista da Serra do Mar em Ubatuba,
 São Paulo- Foto: Wikipédia












Fonte: Ib.Usp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.