Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

A ESCALA DE DUREZA DE MOHS

 No campo da Mineralogia, para quantificar a dureza de um mineral, utiliza-se a Escala de Mohs.

ESCALA DE DUREZA DE MOHS
créditos: google imagens
A dureza é uma propriedade mecânica da matéria sólida que determina sua resistência ao risco. O grau de dureza é determinado pelo grau de facilidade ou dificuldade que a superfície de um mineral oferece ao ser riscado.
A escala desenvolvida pelo mineralogista alemão Friedrich Mohs no ano de 1812 é formada por 10 minerais organizados em ordem crescente de dureza. Cada um dos minerais desta escala risca o anterior, de dureza inferior, e é riscado pelo seguinte na escala, portanto de dureza superior.
Para auxiliar na determinação da dureza de um mineral, usam-se outros minerais já identificados e, portanto, com dureza conhecida, bem como outros materiais de dureza relativa conhecida, quando não dispomos da escala de Mohs.



ExemplosA unha risca o talco e o gesso, mas é riscada pela calcita e, desta forma, apresenta uma dureza de 2,5.

Dureza Absoluta - Esclerômetro
Esclerômetro é um equipamento na forma de uma pequena garrafa que, em sua ponta, dispara um pistão que entra em contato com a superfície do concreto, através de um choque seco, em forma de uma martelada. O recuo do pistão é medido e comparado a uma escala que existe no corpo do aparelho. 

FIQUE SABENDO

Trabalhos divulgados recentemente realizados nos Laboratórios Ames da Universidade de Iowa, Estados Unidos, mostraram uma inesperada alta dureza no boreto de alumínio e magnésio (AlMgB14), combinado com aditivos . Os valores de dureza foram corroborados utilizando-se três unidades independentes, uma das quais equipada com um sistema de captura de imagens e análise de última geração. Medidas de referência de carbureto de silício e nitreto de boro, utilizando-se os mesmos equipamentos, deram resultados muitíssimo próximos aos valores da literatura consultada.A maior parte do trabalho desenvolvido no Laboratório Ames destinou-se a desenvolver e otimizar um método adequado de preparação do AlMgB14 sem a adição de outros elementos, e à consolidação do pó em um material compacto. Os parâmetros do processamento já são agora bem conhecidos e o método de produção é facilmente reproduzido.

FONTES CONSULTADAS
_________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.