Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

OS FUSOS HORÁRIOS DO MUNDO

Tendo como referência o movimento de rotação da terra foi determinado as horas e os fusos horários que conhecemos hoje. 
Isso foi possível mediante a divisão da Terra em 360 meridianos e como ela demora cerca de 24 horas para girar completamente em seu próprio eixo, e a cada hora ela gira a distância de 15 meridianos ou 15° em relação ao sol. Nessa perspectiva, o globo terrestre foi dividido em 24 fusos horários equivalendo a 1 hora, 15 meridianos cada um deles.
GREENWICH¹ foi o fuso escolhido como referência para indicar a hora oficial mundial ou hora GMT².  Como a Terra gira de oeste para Leste, o Sol aparece primeiro a leste, dessa forma as horas são adiantadas no sentido leste e atrasadas ou diminuídas no sentido oeste.
O meridiano de 180° é o responsável para dar início à contagem de um novo dia considerado a linha internacional de data.



OS FUSOS HORÁRIOS NO BRASIL

No Brasil, encontramos 4 fusos. O primeiro deles com a hora mais adiantada, abrange as ilhas de Fernando de Noronha, Trindade, Martim Vaz e Penedos de São Pedro e São Paulo. Este fuso está duas horas atrasado em relação à hora de Greenwich.
O segundo fuso é o que determina a hora oficial do Brasília: abrange todos os estados costeiros e também Goiás, Tocantins e Minas Gerais. No caso do Pará, ele corta o estado ao meio. Este fuso apresenta um atraso de três horas em relação a Greenwich.
O terceiro fuso compreende os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, a parte oeste do Pará, Roraima e Rondônia e a maior parte do estado do Amazonas. Este fuso apresenta um atraso de quatro horas em relação a Greenwich.
O quarto e último fuso que atua no Brasil compreende o estado do Acre e a parte ocidental do Amazonas. Este fuso apresenta um atraso de cinco horas em relação a Greenwich e duas em relação a Brasília.



CURIOSIDADES

·         Se você viajar do Rio de Janeiro para o Acre, ao chegar a esse estado você deverá atrasar seu relógio em duas horas;
·         Quando no Brasil é meio –dia, em Tóquio /Japão é meia noite. E quando aqui é são 9 horas da manhã, lá são 9 horas da noite.
_______________________________
GREENWICH¹ localidade situada nos arredores de Londres, na Inglaterra.
GMT²– Greenwich Meridian Time.

REFERÊNCIAS

VESENTINI, José William, 1950 – Geografia crítica: o espaço natural e a ação humana. – São Paulo Ática, 1999


 TERRA, Lygia – Geografia Geral e geografia do Brasil: o espaço natural socioeconômico – São Paulo Moderna 2005


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.