Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

AGROECOLOGIA #1: ROTAÇÃO DE CULTURAS


A rotação de culturas é uma técnica utilizada para diminuir a degradação do solo provocado pelo plantio continuo de diversas culturas. Basicamente, é realizado anualmente a rotação de espécies vegetais, numa mesma área agrícola, para que o solo possa recuperar os nutrientes absorvidos pelo vegetal durante o período em que este esteve ocupando determinado espaço.
Lavouras extensas como milho, soja, cana de açúcar entre outras, costumam provocar ao longo do tempo a degradação física, química e biológica do solo, nesse sentido, é importante manter certos cuidados para que estas áreas não apresentem no futuro uma baixa produtividade devido à falta de nutrientes no solo.
O surgimento de pragas em uma lavoura pode estar associada com a forma que o solo é manejado. As monoculturas servem como um convite para as pragas se instalarem, pelo fato de não apresentarem “defesas” contra esses invasores. É importante diversificar sua lavoura ou mesmo sua horta caseira com plantas que funcionam como repelentes de insetos e que tenham o ciclo de colheita parecidos.
Outro ponto positivo da rotação de culturas é o controle das plantas daninhas que se alastram rapidamente e que, quando não são tomadas medidas de controle, elas podem acabar com o seu plantio, pois elas também necessitam dos nutrientes do solo para se desenvolver e passam a ser concorrentes naquele espaço. No próximo artigo, falaremos das diversas formas de adubação do solo e como fazer uma pequena horta em casa! 


POSTADO POR RONALDO OLIVEIRA
PÓS GRADUANDO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
GRADUADO EM GEOGRAFIA
FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGRO EXTRATIVISMO
FUNDADOR DO BLOG OBSERVATÓRIO HISTÓRICO GEOGRÁFICO,( PROJETO INICIADO EM 2014) .TRABALHA COM TEMAS RELACIONADOS A TERRITORIALIDADES EM ESPAÇOS PÚBLICOS (GEOGRAFIA URBANA) E METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA.
CULTIVA PRODUTOS AGROECOLÓGICOS A  18 ANOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.