Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Yves Lacoste

Yves Lacoste, geógrafo e geopolítico francês é considerado como um dos fundadores da geografia moderna, em 1976 escreveu o livro A geografia serve, antes de mais nada, para fazer a guerra, título que depois foi substituído por Geografia: Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra, pois os leitores estavam assimilando a geografia como uma ciência de  estratégias de guerra apenas, sendo o objetivo do autor mostrar que elaborar estratégias militares é a função mais antiga da geografia cientifica.
Em seu livro o autor faz duras críticas à velha geografia, afirmando que ela sempre existiu a serviço da dominação, do poder e afirma que a geopolítica, “não é a caricatura e nem uma pseudogeografia, ela seria o âmago da geografia, a sua verdade mais profunda e recôndita”. (Lacoste, 1993, p.2), sendo uma das suas maiores preocupações a manipulação do individuo através do ensino da geografia que era totalmente despolitizado e limitava a visão a cerca das potencialidades dessa disciplina.
Diante da ameaça que a geografia, serve para fazer a guerra, alguns conteúdos foram retirados, dando a está um caráter exclusivamente enciclopédico não permitindo no individuo reflexões sociais, pois seu objetivo era formar pessoas obedientes ao sistema, com uma visão de mundo limitada e fáceis de serem manipulados.
Em seu livro Lacoste sustenta a idéia de que a geografia subdivide-se em duas formas, Geografia dos Estados Maiores e a Geografia dos Professores. A Geografia dos Estados Maiores reuni um conjunto de representações e conhecimentos do espaço utilizado pelos detentores de poder. A Geografia dos professores é mais recente, criada com o objetivo de furtar da geografia a sua importância estrategista  de pensar o espaço, extraindo a razão de ser dessa disciplina, como afirmar Lacoste, “... a de melhor compreender o mundo para transformá-lo, a de pensar o espaço  para que nele se possa lutar de forma mais eficaz”. (1993, p.3)
A partir dos vários questionamentos levantados por Lacoste  no inicio do  seu livro, como: “Para que serve a geografia? Qual é a sua função social? Possui ela alguma outra utilidade que não seja  a de dar aulas de Geografia? Ela é ou não é ciência?“, podemos refletir que a geografia é uma ciência estrategista que nos fornece conhecimentos variados sobre o espaço e serve em primeiro lugar para promover a paz, por que não?









Bibliografia: LACOSTE, Yves. A geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Tradução Maria Cecília França. Campinas: Papirus, 1993




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.