Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Eric Hobsbawm





Clique para ampliar
(Eric John Ernest Hobsbawm, Alexandria, 1917 - Londres, 2012) historiador britânico, um dos mais prestigiados no campo da historiografia marxista contemporânea, autor de vários livros sobre os movimentos sociais pré-industriais revolução industrial, a história europeia contemporâneo e metodologia da história. Membro de uma família judia de origem polonesa, nasceu no Egito, embora britânico, e passou sua infância em Viena e Berlim. Em 1929, seu pai morreu, e logo depois de sua mãe; ele e sua irmã foram adotados por seus tios, que emigrou para Londres em 1933, coincidindo com a ascensão do nazismo.
Com apenas quatorze anos, ele ingressou no Partido Comunista em Berlim, mais tarde incorporada em 1936, o Partido Comunista Britânico (que permanecem por seis décadas até sua dissolução em 1991). Graças à sua sólida formação ele conseguiu uma bolsa de estudos para a Faculdade do rei, da Universidade de Cambridge, onde obteve um doutorado em história, com uma tese sobre a Sociedade Fabiana, o germe do Partido Trabalhista britânico.

Aspirações frustradas de ensinar em Cambridge, de 1947 atuou como professor de história na Universidade de Londres. Por muitos anos, não conseguiu superar a marginalização profissional sofreu por causa de sua adesão ao comunismo. Na verdade, não foi até a década de 1960, quando começaram a publicar suas obras historiográficas, e, em seguida, começou a ser reconhecido internacionalmente.

Eric Hobsbawm é especializada no estudo da história contemporânea, não excluindo a história recente de seu país, o que caracterizou no século curto (1996), um título que faz alusão ao século XX e historiador limitada ao período entre 1914 (início Mundial) Guerra e 1991 (desaparecimento da URSS). Seus livros incluem The Age of Revolution (1962), A Era do Capital (1975), The Age of Empire (1987), História do século XX (1994), Sobre a História (1998) e Guerra e Paz no século XXI (2007).

A aplicação da visão marxista contribuíram para a construção da disciplina de história social, que procurou enterrar a tradição historiográfica vitoriana, orientada para os grandes personagens. Em paralelo, concentrou seus estudos sobre o desenvolvimento de tradições, a crítica das invenções de elites e contextos de construção dos modernos Estados-nação que apontam regularmente as conexões entre o desenvolvimento político e causas econômicas. O materialismo histórico de Hobsbawm atingiu um notável influência nos círculos acadêmicos em todo o mundo ocidental durante o século XX, especialmente nas escolas britânicas. Pessoas abertamente polêmicos, foi alvo de críticas por suas crenças marxistas, que nunca desistiram, mas fez fazer uma profunda autocrítica.

Referências
biografiasyvidas








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.