Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

O Brasil holandês

Wikimedia Commons
Como você deve se lembrar, desde o início da colonização os holandeses refinavam e distribuíam o açúcar brasileiro na Europa e,com isso,obtinham lucros fabulosos. Por essa razão, ao serem impedidos pelo rei espanhol Filipe II de participar do negócio do açúcar, os holandeses decidiram usar a força das armas para conquistar os engenhos da região que mais produzia açúcar no mundo: o Nordeste brasileiro.
Para reunir os capitais necessários a essa conquista, os holandeses fundaram, em 1621, uma companhia de comércio chamada Companhia das Índias Ocidentais.

Os navios dessa poderosa companhia foram autorizados pelo governo da Holanda a usar a violência (saque,pirataria) para obter riquezas na África e na América.

A Invasão da Bahia(1624-1625)

Interessada no açúcar produzido no Nordeste brasileiro, a Companhia das Índias Ocidentais preparou-se para invadir a Bahia, organizando uma esquadra com 26 navios, 3300 homens e 450 canhões.
Os holandeses chegaram a Salvador em 8 de maio de 1624 e, sem muita dificuldade, desenbarcaram e ocuparam a cidade. Surpreendida pelos invasores, a população se retirou para as matas próximas a Salvador. Mas, antes disso,queixou os armazéns de açúcar e de mantimentos existentes na capital Baiana.
A resistência aos holandeses foi organizada pelo bispo da cidade, D. Marcos Teixeira. Divididos em pequenos grupos, os Holandeses.Era a chamada guerra de emboscadas. Graças a essa tática, os holandeses foram impedidos de conquistar o interior da Bahia.

Referências Bibliográficas
História do Brasil (livro didático)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.