Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Mesopotâmia, berço de civilizaçções

Por Equipe de Redação do Observatório

A palavra Mesopotâmia tem origem grega que significa "terra entre rios"- e tem referência  aos Rios Tigre e Eufrates, que abrangem boa parte da região. Hoje corresponde à grande parte do território do Iraque. Localizado no crescente fértil, cercado por montanhas ao norte e desertos ao sul, esses elementos não impediram ao longo da história as migrações nômades. 

Atraídos pelas condições proporcionadas por essa região povos como Sumérios, acádios,amoritas, assírios e caudeus migraram para essa área em diferentes épocas entrando em conflitos com os ocupantes anteriores- e sedentarizando-se com rapidez.

Cada um desses povos dominou a Mesopotâmia em um determinado momento. Assim, as sucessivas invasões não favoreceram a formação de um Império duradouro e unificado como o Egito.


Economia e Vida social

Na Mesopotâmia a sociedade era dividida , as funções de cada individuo eram estabelecidas de acordo com a camada a que pertenciam. Nobres, guerreiros, sacerdotes e funcionários ocupavam posições privilégiadas. Na base da pirâmide social estavam os escravos e camponeses, além de grande número de trabalhadores que prestavam serviços à comunidade .  Esses grupos eram constantemente convocados para o serviço militar e para construção de obras públicas.

Ciências, deuses e zigurates

No museu Britânico, em Londres, pode ser visto um dos primeiros equipamentos astronômicos : um dos primeiros equipamentos  desse gênero, eles foram capazes de distinguir planetas e estrelas e de reunir informações sobre seus movimentos. Os sacerdotes embora contemplasse os astros no céu não utilizavam para desenvolver teorias e sim para definir a vontade dos deuses. 

Na Mesopotâmia os deuses eram antropomórficos, masculinos e femininos. Imaginados como seres gigantescos , detentores de grandes poderes sobre o homem e a natureza. Seus deuses eram associados a figuras humanas e a seus desejos e fraquezas, eram imortais e possuiriam atributos positivos e negativos, assim como os demônios.

Em 539 a.C., durante o processo de formação do Império Persa, os babilônios foram subordinados aos exércitos comandados pelo imperador Ciro II. Essa conquista assinalou o fim das grandes civilizações de origem mesopotâmica que marcaram a história da Antiguidade Oriental.


Referências Bibliográficas
História-das cavernas ao terceiro milênio- Myrim Becho Mota- Patrícia Ramos Braick

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.