Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Mistérios e descobertas da Ilha de Páscoa

Praticamente isolada do mundo, a Ilha de Páscoa está a 3500 quilômetros da costa chilena e marca a última fronteira da América do Sul. O idioma dos nativos é o Rapa Nui desde a muito tempo atrás, onde navegadores ancoraram suas embarcações cercados de mistério que o lugar representa até hoje. As grandes estátuas de pedra vulcânica – os moais – estão espalhadas ao redor da ilha e levantam teorias diversas entre os pesquisadores que vão até a região. A maneira que foram construídas, como foram transportadas, qual o intuito da construção e qual teria sido o motivo da extinção da civilização local.

Moais da Ilha de Páscoa

Oficialmente, a descoberta dessa pequena porção de terra a oeste do Pacífico, foi em 1722 em um domingo de Páscoa – daí vem o nome da ilha. Hoje o lugar não é mais desabitado como a dezena de anos atrás. Em meio ao mar azul e as altas montanhas vulcânicas surgem trilhas, hotéis, restaurantes e pequenos povoados com comidas típicas como o pescado e festivais de dança e cultura sobre o povo Rapa Nui. A população local ultrapassa pouco mais de 5 mil habitantes, e tem uma pista de pouso e decolagem de 4 quilômetros construída pela Agência Espacial Norte-Americana. Quem visita o local pode conhecer os três vulcões inativos – Rano Raraku, Rano Kau e Poike. 
Os grandiosos Moais A principal teoria usada para explicar as gigantescas estátuas posicionadas de costa para o mar é de que foram feitas para homenagear grandes líderes mortos que protegeriam os nativos contra a força e destruição da natureza. Colin Richards, da Universidade de Manchester, e Sue Hamilton, da Universidade College London, descobriram na ilha uma estrada que possivelmente serviria para transportar os moais do topo dos vulcões até a região costeira da ilha. Os chapéus presentes na cabeça de algumas estátuas seria um símbolo de prestigio da elite dos nativos que se envolviam em conflitos por poder, por isso a altura das estátuas variam muito – entre 2 e 20 metros e até 270 toneladas levando em consideração o pedestal sobre o qual elas eram fixadas – quanto mais alta a estátua, mais poder o líder teria.
Por intermédio de pesquisa e datações do solo da ilha, sabe-se que no passado a região era coberta por florestas, o que contrasta com a paisagem do local atual que apresenta poucas árvores. A hipótese é que o desmatamento frenético tenha causado o fim das árvores que eram derrubadas e serviam de roldanas como transporte dos grandes blocos rochosos até a praia. Um período de fortes chuvas causou uma grande erosão no lugar devastando o pouco da mata que havia sobrado. Para finalizar, a época de estiagem deixou os habitantes sem comida e famintos, causando confrontos internos entre a mesma civilização. Os poucos que sobraram teriam sido escravizados com a chegada dos europeus anos depois. Contudo, todos os fatos apresentados no texto acima são hipóteses que não garantem totalmente a real situação em que a civilização Rapa Nui viveu. Existem ainda, opiniões adversas referentes ao papel dos moais na ilha, que poderiam ter sido construídos para divindades e rituais de deuses dessa antiga civilização.

Nativos atuais Rapa Nui em festival 

Nativos atuais Rapa Nui em festival

Escrito por: Thiago Cardoso 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.