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O canal do Panamá - Uma ponte entre o atlântico e o pacifico

Um século atrás, uma das maiores e desafiadoras obras de engenharia da Historia entrava em funcionamento: o Canal do Panamá, ponto estratégico da navegação e do comércio mundial.
Com pouco menos de 80 quilômetros de extensão, o Canal é peça chave para a navegação mundial, realizando a conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
Antes da realização desta gigantesca obra, os navios precisavam fazer o contorno pela América do Sul, o que elevava o tempo de transporte e também os preços dos produtos. Atualmente, um sistema de bloqueios e eclusas, em cada extremidade da travessia, conduz os navios até o Lago Gatún, um lago artificial localizado 26 metros acima do nível do mar.
 Topografia da América Central contextualizando visualmente o Canal do Panamá 
Com o passar do tempo, a importância do Canal cresceu em progressão geométrica e surgiu a necessidade de uma nova ampliação.  

Foto:imgkid.com
O primeiro navio a atravessar o Canal do Panamá, 79 km de comprimento, era o cruzador USS Missouri. Os Estados Unidos se beneficiaram de suas operações para uma área territorial de ambos os lados do canal, que manteve até 1999.
A cidade de Colon se tornou a sede da navegação Empresas poderoso, e se transformou em um dos principais portos do Atlântico. Os Estados Unidos retido soberania sobre uma faixa de terra ao longo de ambos os lados do canal. Havia várias bases militares localizadas.
No ano de 1977, foram firmados acordos entre o caudilho do Panamá Omar Torrijos eo presidente dos EUA Jimmy Carter, que esta banda foi devolvido ao Panamá em 31 de Dezembro de 1999. Naquele tempo, os EUA inteiramente deixou a Zona do Canal, após uma transferência gradual de soberania que durou uma década. Em 2006, o Panamá decidiu, após um referendo, a duplicação da capacidade do canal. Prevê-se que a obra iria começar em 2007, para ser concluído em 2014 ou 2015. (NLI).


Fonte de pesquisa: Telesur  
Portal São Francisco visitado em 21 de outubro de 2015 às 16:15

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