Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

COLUNA O MUNDO DOS LIVROS: DECIFRANDO A TERRA

Olá pessoal, a quanto tempo! Pois bem, depois de muitos meses com a coluna “O Mundo dos livros” desativada resolvemos ressuscitá-la em 2016. Hoje, vamos destacar uma obra utilizada em inúmeros cursos voltados para área das Geociências e se você é novo no mundo acadêmico vale apena conhecer essa grande enciclopédia rica em ilustrações capaz de suprir as necessidades cada vez mais frequente quando se estuda o meio fisico. Tudo isto e mais um pouco pode ser encontrado na obra ‘Decifrando a Terra’ organizado por Wilson Teixeira, Thomas Rich, M. Cristina Mota e Fábio Taioli.

Para alegria dos amantes das Geociências está obra chegou para “por fim as lacunas e facilitar o processo de ensino e aprendizagem” apresentando uma abordagem moderna e atualizada de diversos conteúdos que vão desde o Big Bang até a ação  do intemperismo na crosta terrestre. Para se ter ideia, ele atende a vários campos do conhecimento como a Geologia, Geofísica, Geografia, Biologia, Química, Oceanografia, Física, Agronomia e Engenharias, entre outros dispostos em 24 capítulos (2ª edição) que compõe a obra.
O livro está estruturado em 4 unidades - a primeira aborda a origem do Universo e da Terra; a segunda destaca a composição da Terra sólida; a terceira temos os processos superficiais e suas interações com a litosfera e hidrosfera no espaço e no tempo; na quarta e última unidade são enfocados os recursos naturais da Terra, numa visão que contempla a sustentabilidade das atividades humanas no planeta.

CAPA DO LIVRO
Edição:  2
Ano:  2009
País de Produção: BRASIL
Nº de Páginas:  624


“Quanto a questão ambiental, destaca o papel do ser humano como agente transformador da superfície terrestre e induz o leitor a uma reflexão responsável sobre assuntos que afetam o desenvolvimento da sociedade. Recursos minerais, recursos hídricos, recursos energéticos, entre outros, são bens a serem conservados e gerenciados visando ao desenvolvimento sustentável”.

O livro contém ainda uma Tabela denominada como ‘O Ano Terra – onde os eventos de 4,6 bilhões de anos do Planeta são comparados com 1 ano, leituras recomendadas para cada capítulo, índice remissivo completo e utilíssimas tabelas de referência no final. Se você não puder compra-lo – devido a seu valor passar dos 100 reais – procure um exemplar na biblioteca de sua universidade, só não vale deixar de vislumbrar – e estudar sobretudo – todos os conteúdos que estão contidos e ricamente ilustrados nessa obra.

Quer ser um colunista do “ O Mundo dos Livros” entre em contato conosco por mensagem em nossa página clicando no endereço – facebook.com/obshistoricogeo. Até aproxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.