Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

REINO UNIDO VOTA POR DEIXAR A UNIÃO EUROPÉIA

Criada logo após o fim da 2ª Guerra Mundial, a União Européia é um bloco econômico constituído por 28 países que tem como finalidade a livre circulação de bens, pessoas e serviços entre os países membros, que podem ou não adotarem o euro como moeda. No entanto, nem todos os países aderiram à zona do euro, a exemplo da Inglaterra que permaneceu utilizando a libra esterlina.


A União Européia tem como países membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido – que optou por sair - República, Romênia e Suécia. Macedônia, Croácia e Turquia estão em fase de negociação para poder ingressar na UE. Até hoje nenhum dos países membros, havia deixado do bloco.
Além de ser o maior bloco econômico do planeta a UE, contribui  para o desenvolvimento da população mundial a exemplo da “ECHO” ( Comunidade Européia de Ajuda Humanitária ) que tem fundos para ajudar países em desenvolvimento.

SAÍDA DOS BRITÂNICOS DA UNIÃO EUROPÉIA

Na manhã desta sexta-feira, 24, o primeiro ministro Britânico, anunciou que 52% dos eleitores aprovaram a saída do Reino Unido do bloco. A decisão fez com que os mercados financeiros tivessem uma reação negativa  e a libra fechou em queda. Há anos, o país mantém com o bloco uma relação turbulenta, permeada por temas como centralização versus controle nacional.
Podemos concluir caros leitores do Observatório que vem por aí uma mudança na geopolítica mundial, podemos observar a estreita porcentagem dos votos o que poderia dividir o próprio Reino Unido, já que os eleitores Escoceses e Londrinos votaram em sua grande maioria pela permanência na UE, além da possibilidade de outros países colocarem o tema em votação aberta para a população decidir se querem ou não continuar fazendo parte do bloco.
Vamos observar...

REFERÊNCIAS

BLOCOS ECONÔMICOS – disponível em http://blocos-economicos.info/uniao-europeia.html
Leia Mais ►

RESUMO - BRASIL IMPÉRIO

O Brasil passou a ser império com o advento da independência em 1822 e durou até 1889 quando foi instaurado o sistema republicano no país. A primeira Constituição brasileira é de 1824, cujas leis vigoraram durante todo o Brasil Império. De acordo com Brasil (2009) "a carta estabelecia, entre outros pontos, a Monarquia Constitucional, com governo centralizado; sistema representativo com Senado e Câmara dos Deputados; quatro poderes políticos harmônicos – Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador -, este último exercido pelo Imperador. O direito de votar e de se eleger estava vinculado à posição social e patrimônio financeiro, o que excluía a maior parte da população."

Brasil: Divisão politica durante o Império


Esse período da história brasileira fica melhor compreendida quando dividida em três momentos:Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado. 
O primeiro Reinado ficou marcado pela chegada da família real Portuguesa as terras brasileiras fugidos das forças de Napoleão que haviam chegado a Peninsula Ibérica. O fato rendeu ao Brasil o título de Reino Unido de Portugal e Algarves e agora, entrava em uma nova fase politica.  
O segundo Reinado - foi o período mais longo da História Imperial e durou de 1839 a 1889. Os principais fatos que marcaram este período foram:

  •  Maioridade de Dom Pedro II, realizada no dia 23 de julho de 1840;
  • Criação de mecanismos capazes de favorecer a liberais e conservadores;
  • Período de estabilidade;
  • Economia impulsionada pela cultura do café;
  • Decadência do tráfico Negreiro que foi amplamente combatido pelas potencias europeias;
  • Crescimento dos movimentos abolicionistas;

LINHA DO TEMPO
  • Período Regencial (1831 a 1840) - Após a saída precipitada de D. Pedro I, o Brasil ficou com um menino de cinco anos de idade como chefe de Estado. Sem precedentes a seguir, o império foi confrontado com a perspectiva de um período de mais de 12 anos sem um executivo.
  • Parlamentarismo - As prerrogativas e autoridade concedida ao legislativo dentro da constituição significava que ele poderia e deveria desempenhar um papel importante e indispensável para o funcionamento do governo — que não era apenas uma instituição fantoche. 
  • Fim do Império - o fim da escravidão foi o golpe final para qualquer crença restante na neutralidade da coroa e isso resultou em uma mudança explícita do apoio ao republicanismo.
FATOS OCORRIDOS DURANTE O BRASIL IMPÉRIO

ü  Guerra do Paraguai;

ü  Confederação do Equador: movimento revolucionário e emancipacionista ocorrido na região nordeste do Brasil;

ü  Lei Eusébio de Queiróz: fim do tráfico de escravos;

ü  Fundação do Partido Republicano Brasileiro;

ü  Lei do Ventre Livre: liberdade aos filhos de escravas nascidos a partir daquela data;

ü  Imigração européia para o Brasil;

ü  Início do Ciclo da Borracha;

ü  crise política e conflitos entre a Monarquia Brasileira e o Exército;

ü  Lei dos Sexagenários: liberdade aos escravos com mais de 65 anos de idade;
ü  Lei Áurea decretada pela Princesa Isabel: abolição da escravidão no Brasil;.

ü  Proclamação da República no Brasil em 15 de novembro;


Referências 
http://www.historiadobrasil.net/imperial/




Leia Mais ►

GALERIA VIRTUAL - PAISAGENS DO INTERIOR NORDESTINO

As imagens abaixo foram capturas nos municípios de Matureia -PB e Teixeira -PB interior do estado da Paraíba por Felipe Araújo e gentilmente cedidas ao Observatório histórico Geográfico para compor está galeria. Nessa região do estado o relevo é caracterizado por ser ondulado a fortemente ondulado com cotas que variam entre 750 metros e 1.000 metros. CPRM(2005).

Foto: Felipe Araújo

Foto: Felipe Araújo

Foto: Felipe Araújo

Foto: Felipe Araújo

Foto: Felipe Araújo

Foto: Felipe Araújo

Foto: Felipe Araújo

Foto: Felipe Araújo

Foto: Felipe Araújo


POSTADO POR RONALDO OLIVEIRA
GRADUADO EM GEOGRAFIA
FUNDADOR DO BOLG OBSERVATÓRIO HISTÓRICO GEOGRÁFICO, LEITOR ASSIDUO DE LIVROS DE FICÇÃO E FANTASIA, FÃ DE SÉRIES E FILMES DE SUSPENSE, TERROR E COMÉDIA, CURTI ROCK CLÁSSICO, POP ROCK ETC. APAIXONADO PELA CIÊNCIA GEOGRÁFICA.

Leia Mais ►