A
geografia cultural nasceu no fim do século XIX, no mesmo momento que a
geografia humana. Para alguns geógrafos, ela aparecia como uma outra
formulação da geografia humana. Para outros, ela se interessava pela
cultura material dos grupos humanos: as suas ferramentas, as suas casas,
a sua maneira de cultivar os campos ou de criar animais. O seu
desenvolvimento permanecia lento até os anos setenta. Depois, o seu
caráter mudou. Doravante, o interesse maior é pelas imagens mentais, as
representações, o simbolismo, as identidades. Nos anos 1990, começamos a
falar da virada cultural da disciplina. Neste trabalho será apresentado
um sumário dessa evolução e esboçado um balanço deste campo de
pesquisa.
Áreas de estudo da Geografia Cultural
As áreas de estudo da geografia cultural são muito amplas. Entre os muitos tópicos aplicáveis a este campo de estudo estão:
· Globalização- que tem sido teorizada como explicação para a convergência cultural.
· Ocidentalização- ou outros processos semelhantes como modernização, americanização, islamização e outros.
· Teorias da hegemonia cultural ou assimilação cultural através do imperalismo cultural.
· Diferenciação cultural das áreas,
como um estudo das diferenças no modo de vida englobando ideias,
comportamentos, linguagens, práticas, instituições e estruturas do poder
e toda uma gama de práticas culturais
nas áreas geográficas.
· Estudo das paisagens culturais.
·
Outros tópicos incluem espírito de lugar, colonialismo,
pós-colonialismo, internacionalismo, imigração, emigração e ecoturismo.
Atualmente,
pode-se pensar na Geografia Cultural como sendo aquela que considera os
sentimentos e as idéias de um grupo ou povo sobre o espaço a partir da
experiência vivida. É uma geografia do lugar. Sua relevância será
estabelecida a medida que as referências culturais determinem as acções
da sociedade sobre a natureza..
Nova geografia cultural
Desde
os anos 80, a “nova geografia cultural” emergiu, trazendo diversas
tradições teóricas, incluindo o modelos politos-economicos Marxistas, a teoria feminista, a teoria pós-colonialista, o pós-estruturalismo e a psicanálise .
Partindo particularmente das teorias de Michel Foucault e da performatividade, do meio acadêmico ocidental e das mais diversas influências da teoria pós-colonialista, houve um grande esforço para desconstruir a cultura para revelar as várias relações de poder. Áreas de particular interesse são a identidade política e a construção da identidade.
Exemplos de áreas de estudo incluem:
· Algumas partes da Geografia turística;
· Alguns desenvolvimentos recentes da Geografia política.
Alguns
que trataram sobre a “nova geografia cultural” focaram sua atenção na
crítica de algumas de suas idéias, por causa das visões sobre a
identidade e espaço como estáticos. Seguiram-se às críticas de Foulcault
feitas por outros teóricos pós-estruturalistas como Michel de Certeau e Gilles Deleuze. Nesta área, a geografia não-representacional e a pesquisa da mobilidade populacional dominaram. Outros tentaram incorporar estas críticas de volta à nova geografia cultural.
Referências
Jordan-Bychkov, Terry G.; Domosh, Mona; Rowntree, Lester. The human mosaic: a thematic introduction to cultural geography. New York: HarperCollinsCollegePublishers, 1994. ISBN 978-0-06-500731-2
Zelinsky, Wilbur (2004). "Globalization Reconsidered: The Historical Geography of Modern Western Male Attire". Journal of Cultural Geography Vol. 22.
Debres, Karen. (2005). "Burgers for Britain: A Cultural Geography of McDonald's UK". Journal of Cultural Geography Vol. 22.
Jones,
Richard C.; 2006; Cultural Diversity in a “Bi-Cultural” City: Factors
in the Location of Ancestry Groups in San Antonio; Journal of Cultural
Geography
Sinha, Amita; 2006; Cultural Landscape of Pavagadh: The Abode of Mother Goddess Kalika; Journal of Cultural Geography
Kuhlken, Robert; 2002; Intensive Agricultural Landscapes of Oceania; Journal of Cultural Geography
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.